DEUS A busca de Deus no trabalho

A busca de Deus no trabalho (5)

 O capítulo 48, 8 da RB oferece a seguinte definição de monge: um verdadeiro monge é aquele que ganha a vida com o trabalho das suas próprias mãos. Para Bento o monge é essencialmente um trabalhador.
Com sua ênfase à agricultura Bento leva o monge a entrar em contacto com a natureza, com a mãe-terra. Isto está em perfeita harmonia com a maneira como o homem é apresentado na Bíblia. Deus “formou o homem do pé da terra (Gn 2, 7). Deus “plantou um jardim no Éden” /Gn 2, 8), “tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gn 2, 15). O homem deve comer o pão “com o suor do seu rosto” (Gn 3, 19) e quando morrer, “voltará para a terra” (Gn 3, 19). Deus passeava no jardim. Deus enche a natureza com a sua presença e a sua glória. O homem deve descobrir a grandeza de Deus na natureza, reconhecer a glória de Deus na natureza e nela louvá-lo (Sl 19, 1)
Trabalhando na terra, caminhando pelos campos e meditando como Isaac (Gn 24, 63), o monge descobre a presença de Deus na natureza. Ele deve proteger e nutrir a natureza, sem jamais abusar da mesma. Para encontrar Deus na natureza é realmente necessária uma busca séria e honesta.

Comentários

Mensagens populares