EMAÚS E O COXO: levanta-te e anda!


O caminho de Emaús é o percurso de todos os cristãos, que ora pelo desânimo ou pela rotina caminham ruma à sua antiga condição: o lado oposto à Jerusalém dos acontecimentos de ressurreição. Voltar atrás significa vacilar, claudicar, hesitar acerca da verdade do Ressuscitado. É por isso fundamental deixar-nos encontrar por Cristo em cada Eucaristia, memorial da Páscoa do Senhor. Deixemo-nos encontrar por Jesus Ressuscitado, tal como o coxo do Templo e os discípulos desanimados de Emaús. (C.L)

O coxo olhava atentamente para Pedro e João, esperando receber deles alguma coisa. Pedro disse-lhe: “Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho:  em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, LEVANTA-TE e ANDA.” E, tomando-lhe a mão direita, levantou-o. Nesse instante fortaleceram-se-lhe os pés e os tornozelos, levantou-se de um salto, pôs-se de pé e começou a andar; depois  entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Toda a gente o viu caminhar e louvar a Deus e, sabendo que era aquele que costumava estar sentado, a mendigar, à Porta Formosa do templo, ficaram cheios de admiração, e assombro pelo que lhe tinha acontecido (Act 3, 3-10)

E quando (Jesus) se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: « Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?»

Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão.» E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.

Comentários

Mensagens populares