IÉMEN "Temos de eliminar a cruz", diz o líder da Al Qaeda


IÉMEN
"Temos de eliminar a cruz", diz o líder da Al Qaeda
Ajuntamento al Qaeda no Iêmen major causa alarme

Nasir al-Wuhayshi (foto: CNN / Youtube)
Barbara Starr para a CNN Iémen Abril 17, 2014

Um  novo vídeo mostra o que parece ser o maior e mais perigoso encontro da Al Qaeda nos últimos anos. E a CIA e o Pentágono ou não sabiam ou não poderia começar  sem estar  na hora de atacar.
Autoridades dos EUA não vai comentar isso, mas cada quadro do vídeo está sendo analisado pelos Estados Unidos.
No meio do clipe, o homem conhecido como príncipe herdeiro da Al Qaeda, Nasir al-Wuhayshi, aparece descaradamente a céu aberto, cumprimentando seguidores no Iémen.  Al-Wuhayshi,  o líder No. 2 da Al-Qaeda no mundo e do chefe da Al-Qaeda na Península Arábica, disse que quer atacar os Estados Unidos. Mas no vídeo, ele parece despreocupado de  ser atingido por um avião-robô americano.
O vídeo começou a aparecer em sites jihadistas recentemente, chamando a atenção de autoridades norte-americanas e especialistas em terrorismo global. Autoridades norte-americanas dizem acreditar que ele é autêntico.
"Este é um vídeo bastante extraordinário", disse Paul Cruickshank, analista de terrorismo da CNN.
O vídeo mostra al-Wuhayshi abordando mais de 100 lutadores em algum lugar dentro do Iémen, Cruickshank disse, uma nação rebelde na porção sudoeste da Península Arábica. O líder da Al Qaeda, segundo ele, está "assumindo um grande risco em fazer isto."
Mas ele não mediu palavras sobre sua missão.

Num discurso para o grupo, al-Wuhayshi deixa claro que ele está indo atrás dos Estados Unidos, dizendo que "Devemos eliminar a cruz .... O portador da cruz é a América!" 

Comentários

Mensagens populares