BRUNEI Lei sharia ameaça o cristianismo

BRUNEI
Lei sharia de Brunei ameaça o cristianismo
Propagação de qualquer fé, excepto o Islão será banida
Sultan Omar Ali Saifudding Mesquita, Brunei 
(foto: Shutterstock )  Lucas Hunt for The Diplomat
Brunei   23 de abril de 2014

Brunei pretende introduzir no futuro próximo grandes mudanças para seu sistema jurídico, a adição de uma dose pesada de Islão e movimentando o país mais na linha do Afeganistão, Paquistão e cerca de uma dúzia de outros países no mundo onde a lei islâmica é amplamente aplicada.
Sob a lei islâmica sistema de Brunei, práticas consideradas bárbaras e ilegais por alguns, como o apedrejamento até a morte de adúlteros e a amputação de membros para o roubo, serão consagradas no ordenamento jurídico do Estado. Também é proibida a propagação de outras religiões  a não ser o Islão e o ateísmo.  O crime terá uma multa de 20.000 dólares ou uma pena de prisão até cinco anos.
Isso tem comprometido os 30.000 filipinos que vivem no Brunei e levou a uma advertência a um padre católico , no sultanato rico em petróleo  e no qual não haverá mais baptismos.    
"Não haverá baptismos. Não há muito a dizer.  Teremos que esperar e ver o que acontece ", disse o padre ao jornal britânico Independent.
As escolas também foram advertidas de que as crianças não devem ser expostas a qualquer religião, que não seja o Islão, quer através de cerimónias ou actos de culto, e que os não-muçulmanos seriam submetidos a alguns aspectos das novas leis. Não ficou bem claro exactamente que partes da lei da Sharia seriam impostas sobre os não-muçulmanos.
No entanto, um analista que não quis ser identificado, disse que isso não seria necessariamente impedir que as pessoas, incluindo membros da família real importante do Brunei, se afastasse.


O sultão reagiu às críticas internacionais sobre a introdução da lei Sharia, dizendo que esperava que as pessoas fora de Brunei respeitariam seus súbditos "da mesma forma que nós os respeitamos", acrescentando que os ditames islâmicos eram de facto uma orientação especial de Deus. Ele ameaçou com acção legal contra alguém que critique as novas leis”

Comentários

Mensagens populares