SRI LANKA Lançamento de equipa da polícia para lidar com disputas religiosas

SRI LANKA
Lançamento de equipa da polícia para lidar com disputas religiosas
Unidade tem como objetivo coibir budista e minorias no combate
O primeiro-ministro DM Jayaratne lança a nova 
unidade da polícia religiosa no Ministério do
Buda Sasana e dos Assuntos Religiosos em Colombo 
ucanews.com repórter, Colombo  Sri Lanka  
28 de abril de 2014

Sri Lanka lançou uma unidade especial da polícia na segunda-feira, para enfrentar o aumento das tensões religiosas entre cristãos, muçulmanos e da maioria budista.
O novo departamento de 15 funcionários designados funcionará no âmbito do Ministério de Buda Sasana e dos Assuntos Religiosos após um anúncio feito pelo Presidente Mahinda Rajapaksa na quinta-feira.
"Se as pessoas não estão satisfeitas com a polícia territorial elas terão a oportunidade de reclamar sobre uma investigação mais aprofundada por esta unidade", disse SSP Ajith Rohana, porta-voz da polícia.
Cristãos e muçulmanos minoritários têm relatado o aumento de casos de ataques de extremistas budistas nos últimos anos.
Pelo menos 30 mesquitas foram atacadas no Sri Lanka no ano passado. Até agora, em 2014, 40 igrejas foram alvo, mais do que no mesmo período em 2013, quando 120 igrejas foram atacadas ao longo do ano, de acordo com o National Christian Alliance (NCA), com base em Colombo.
"Muitos dos motins foram liderados por monges budistas", disse o presidente-executivo da NCA Godfrey Yogarajah.
Pastores foram espancados e os moradores alertaram contra a reunião com os líderes religiosos, acrescentou.
"É raro que a polícia reconhecer a violência contra as minorias religiosas e os seus locais de culto. Ainda mais raro é a acção policial contra aqueles que ameaçam agir com violência ", disse o Yogarajah.
A NCA e o Conselho Muçulmano do Sri Lanka questionaram a independência da nova unidade da polícia religiosa.
Ambos os grupos se queixaram de que ainda nenhuma acção foi tomada pela polícia contra os grupos budistas, que por sua vez acusam os cristãos de conversões ilegais e muçulmanos de difamar Buda.
O governo do Sri Lanka tem estado sob pressão por parte de grupos budistas incluindo Sinhala Ravaya, que nos últimos meses protestaram em Colombo contra abate de bovinos e arquivaram três queixas legais contra grupo muçulmano Thawheed Jamaath.
"De acordo com a Constituição, é da responsabilidade do governo proteger o budismo, para não permitir que todas as igrejas evangélicas funcionem aqui e não lhes permitam converter nossos irmãos budistas", disse Sinhala Ravaya Presidente Akmeemana Dayaratne Thero.
"Não somos contra as quatro grandes religiões", acrescentou.

A Comissão de Direitos Humanos da ONU observou numa audiência sobre o Sri Lanka em Genebra, no mês passado, que a intolerância religiosa está crescendo, uma vez que apelou a uma maior investigação por parte das autoridades.

Comentários

Mensagens populares