FIA FEIRA FIA LISBOA 2018 - Balanço positivo na edição FIA 2018


FIA
FEIRA FIA LISBOA 2018 - Balanço positivo na edição FIA 2018
Imagens em alta resolução em: http://bit.ly/2JMQ8V5 

Lisboa, 23 de julho de 2018 – A FIA Lisboa 2018 – Feira Internacional do Artesanato -mantém o estatuto de maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda maior na Europa. Na 31ª edição, que decorreu entre 23 de junho e 1 de julho, foram mais de 70 mil as pessoas que visitaram a exposição do Pavilhão 2, ‘A Herança Cultural no Design Contemporâneo’ - de Joana Vasconcelos, Filipe Faísca e Nuno Gama e mais de 50 mil as que experienciaram a cultura bérbere no pavilhão de Marrocos.
Para Dália Palma, Gestora da FIA, ‘São números que nos impressionam sempre, este ano com o acréscimo de termos tido uma semana com muitos eventos, por exemplo o Rock in Rio e o Mundial de Futebol, e mesmo assim percebemos que a FIA Lisboa continua a ser um evento estimulante, quer para o público quer para os artesãos que participam, o que nos deixa muito satisfeitos e empenhados já na próxima edição’.  
Tal é confirmado pelo inquérito realizado a uma amostra bastante significativa dos visitantes da FIA Lisboa 2018. Dos inquiridos, mais de 50% assumem-se como visitantes “fieis” e há um crescimento significativo de novos visitantes, cerca de 15%, que visitaram pela primeira vez a feira este ano. A Feira Internacional do Artesanato continua a posicionar-se como um programa familiar ou de amigos, como o comprovam os números: 75% dos visitantes da FIA fazem-no em família ou com um grupo de amigos. 
86% dos inquiridos considera que a visita à FIA Lisboa 2018 é uma experiência excelente, destacando os espaços de artesanato nacional e internacional, e 98% recomenda a feira a família e amigos que ainda não a tenham visitado. Números que confirmam o prestígio da FIA enquanto o maior encontro de culturas da Península Ibérica.
Com organização da Fundação AIP, em parceira com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa 2018 contou com mais de 40 países, 600 expositores - dos quais 220 são estrangeiros, representantes dos cinco continentes entre eles empresas, artesãos nacionais e internacionais, entidades ligadas ao desenvolvimento rural, regional e agentes na área da gastronomia artesanal, tradicional e restauração. Durante nove dias os visitantes tiveram oportunidade de vivenciar a culturaa arte e a gastronomia num único espaço. Para além dos expositores, a FIA Lisboa 2018 contou também com mais de 200 atividades paralelas que se realizam durante todo o evento, organizadas pelos países e entidades presentes.
A dinamização e promoção do artesanato nacional como identidade cultural das diferentes regiões, a distinção de artesãos portugueses, o impulsionamento do emprego e o desenvolvimento regional são os objetivos essenciais dos Prémios do Artesanato FIA Lisboa. No decorrer da exposição, um júri multidisciplinar seleciona a ‘Melhor Peça de Artesanato Tradicional’, que nesta edição foi atribuído à obra ‘O Santo António’ da artesã Laurinda Pias, e o prémio de ‘Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo’ que este ano foi atribuído ao escultor João Marante Oliveira, com a peça ‘Crocodilo’.
Caso necessite de alguma informação adicional, por favor não hesite em contactar-nos.
Muito obrigada.
Cumprimentos e até breve,
Isaura Costa de Andrade
SENIOR ACCOUNT
T. 927 975 760

Comentários

Mensagens populares