VIETNAME Católicos protestam contra a apropriação de terras pelo projeto do Vietname

VIETNAME
Católicos protestam contra a apropriação de terras pelo projeto do Vietname
O governo disse para devolver as propriedades de Ho Chi Minh City, incluindo uma igreja e um  
convento depois que 50.000 pessoas foram expulsas
Os católicos participam da missa dominical na igreja de Thu Thiem em
20 de maio. A paróquia de 159 anos é uma das mais antigas
da cidade de Ho Chi Minh. (Foto cortesia de Tin Mung Cho Nguoi Ngheo)
repórter ucanews.com, Cidade de Ho Chi Minh, 
Vietname , 23 de maio de 2018
Ativistas e intelectuais, incluindo católicos, pediram ao governo vietnamita que devolva propriedades a organizações religiosas e moradores que foram despejados de suas casas em um projeto de desenvolvimento altamente controverso.
Em 1º de maio, Nguyen Thanh Phong, presidente do Comitê Popular da Cidade de Ho Chi Minh, pediu às autoridades inferiores que fizessem planos para remover a Igreja de Thu Thiem e o convento das Irmãs Amantes da Santa Cruz da nova área urbana de Thu Thiem. os investidores podem construir estradas e jardins públicos.
As duas instalações religiosas, que existem há mais de 150 anos, permanecem em uma área que deve se tornar um centro comercial e financeiro internacional. A área é cercada pelo rio Saigon, que faz fronteira com o Distrito 1, a maior área comercial urbana do Vietnã. O projeto foi aprovado pelo falecido primeiro-ministro Vo Van Kiet em 1996.
Cerca de 50.000 moradores foram removidos à força ou despejados de mais de 10.000 propriedades. As autoridades despejaram muitos monges budistas de Lien Tri Pagoda e arruinaram em 2016. 
O jornal estatal Tuoi Tre  informou que as autoridades municipais mudaram os planos originais do projeto e tiraram 169 hectares dos moradores para oferecer aos investidores a chance de construir apartamentos.
"Sociedades civis e indivíduos dentro do Vietnã, assim como no exterior, formalmente pedem que o governo conceda a Lien Tri Temple, Amantes da Congregação Santa Cruz e residentes de volta suas propriedades, que não faziam parte do plano de expansão urbana de acordo com a diretriz original do primeiro ministro". manifestantes disseram em um comunicado.
O comunicado divulgado em 19 de maio atraiu assinaturas online de 20 grupos da sociedade civil, direitos e democracia, 361 ativistas, ex-funcionários do governo e intelectuais, incluindo o bispo Paul Nguyen Thai Hop , chefe da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e 11 padres e pastores. .
Eles pediram ao governo para fazer a devida restituição para aqueles cujas propriedades foram injustamente ou ilegalmente tomadas.
A declaração foi feita depois que o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc admitiu em 15 de maio que as autoridades locais cometeram erros ao administrar as terras do projeto, lidando com as reclamações das pessoas e armazenando documentos. Ele ordenou às autoridades que garantissem que as pessoas tivessem casas e resolvessem suas queixas de forma adequada e legal.
Durante uma reunião em 9 de maio com autoridades municipais, centenas de pessoas reclamaram amargamente que foram despejadas à força de suas casas e receberam indenizações indevidas. Muitos não têm dinheiro suficiente para viver em novos lugares e outros se tornaram desabrigados. Casas em lugares realocados estão em más condições.
Nguyen Ngoc Thanh, uma vítima, disse que recebeu 94 milhões de dongs (US $ 4.140) como compensação pela sua casa de 59 metros quadrados, mas teve que encontrar 800 milhões de dongs para comprar uma casa em outro lugar.
Outra mulher, Le Thi Bach Tuyet, disse que era injusto que em alguns lugares o governo compensasse as pessoas em 18 milhões de dongs por metro quadrado por suas casas, mas depois os investidores venderam as terras a 350 milhões de dongs por metro quadrado.
A declaração disse que o projeto mostrou que os direitos de viver e adorar milhares de moradores foram seriamente violados. 
Ele disse que o governo da cidade mostrou como a ilegalidade infectou severamente o atual regime totalitário, e a raiz do problema é a noção constitucionalizada de que toda a terra pertence a todas as pessoas, mas deve ser administrada pelo estado.
A declaração pediu ao governo que pare imediatamente toda a apropriação ilegal de terras realizada pelas autoridades locais contra os legítimos proprietários. O governo deve processar ao máximo a lei aqueles que são responsáveis ​​por destruir a vida das pessoas, desrespeitando a lei e profanando valores nacionais. 
Parte superior do formulário
Inscreva-se para receber o boletim UCAN Daily Full
Parte inferior do formulário
Os signatários querem criar um painel de inspeção, incluindo membros de sociedades civis e vítimas de grilagem de terra, para revisar completamente o processo de planejamento urbano e monitorar sua execução em todo o Vietnã. 

Eles também pediram que a constituição fosse emendada para permitir a propriedade pública e privada da terra. UCAnews

Comentários

Mensagens populares