JOVENS Europa: Comunidade de Santo Egídio promove encontro de jovens dedicado à paz


JOVENS
Europa: Comunidade de Santo Egídio promove encontro de jovens dedicado à paz
Jul 13, 2018 - 13:59
13 Julho, 2018_15 Julho, 2018 todo o dia
Com 1000 participantes, até domingo, em Roma
Foto: Comunidade de Santo Egídio Portugal

Lisboa, 13 jul 2018 (Ecclesia) – A comunidade católica de Santo Egídio está a dinamiza o seu encontro europeu de jovens 2018, onde 1000 participantes estão reunidos no tema ‘uma amizade global para viver juntos em paz’, entre hoje e 15 de julho, em Roma.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Comunidade de Santo Egídio em Portugal destaca que Roma vai acolher “uma grande manifestação pela paz e pela unidade”.
O movimento ‘Jovens pela Paz’ está, “cada vez, mais empenhada” em ir as periferias e ajudar com crianças em dificuldade, as pessoas sem-abrigo, os idosos sozinhos e dispersar “uma cultura de solidariedade e integração”.
‘Uma amizade global para viver juntos em paz’ é o tema do encontro europeu de jovens 2018 que reúne 1000 jovens, a partir de hoje e até este domingo, 15 de julho, em assembleias, momentos de partilha, festas, visitas à cidade.
Os jovens vão também assistir ao espetáculo ‘Juízo Final. Miguel Ângelo e os segredos da Capela Sistina’, e visitar os “lugares de solidariedade” da Comunidade de Santo Egídio no âmbito do seu cinquentenário.

No último dia, na manhã deste domingo, todos os participantes, os estudantes universitários e do ensino secundário, vão às Fossas Ardeatinas – visitadas pelo Papa Francisco, a 2 de novembro em 2017, e Bento XVI em 2011 – para recordar “o horror da Segunda Guerra Mundial”, num “grande momento de reflexão” e de propostas para uma Europa capaz de construir a unidade e a paz.
Os encontros europeus de jovens para a paz começaram há sete anos, organizados pela Comunidade de Santo Egídio, e têm sido um ponto de referência para muitos estudantes do ensino secundário e universitário.
A comunidade católica foi fundada no bairro italiano de Trastevere, em Roma, por Andrea Riccardi, professor de história contemporânea, em 1968.
Trata-se de um organismo reconhecido pela União Europeia e pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), pelo trabalho em prol dos direitos humanos e da paz, a nível internacional.
Em 2014, a Comunidade de Santo Egídio recebeu o Prémio Calouste Gulbenkianpela sua ação em favor da paz no mundo e junto dos mais pobres. CB|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares