ÍNDIA - DALITS Mulheres e Dalits perdem guerra por direitos iguais na Índia


ÍNDIA - DALITS
Mulheres e Dalits perdem guerra por direitos iguais na Índia
Exigem respeito por grupos sociais negligenciados cedem terreno em meio à cultura patriarcal e domínio hindu inabalável
Nesta fotografia tirada em 5 de maio, parentes indianos se lamentam após o
estupro e assassinato de uma menina de 16 anos poucos dias antes,
 no distrito de Chatra, no estado de Jharkhand, no leste da Índia.
A polícia prendeu 14 homens pelo crime. (Foto por AFP)
Padre Myron J. Pereira, Mumbai,  Índia 
30 de julho de 2018
Na Índia, a vida de uma mulher é marcada por discriminação e danos quase desde o dia em que ela nasceu até a morte. Mas não são só as mulheres que sofrem.
Uma reportagem da Thomson Reuters em 26 de junho classificou a Índia como o país mais perigoso do mundo para mulheres devido ao alto risco de violência sexual e trabalho escravo - um relatório que provocou raiva e negação entre as autoridades.
Quando alguém vive em um mundo de fantasia de sua própria construção - o que é o caso da maioria de nossos políticos e figuras públicas - qualquer coisa que nos leve a rudemente cair na terra deve ser veementemente negada, disputada como incorreta ou ridicularizada como uma distorção maliciosa de a verdade.
A Thomson Reuters entrevistou um painel global de 550 especialistas em questões femininas e se concentrou em seis áreas: assistência médica; acesso a recursos econômicos; discriminação; costumes e práticas sociais; violência, tanto sexual quanto não sexual; e tráfico humano.
A Índia "fracassou" em todos os quesitos, com o resultado de que foi classificada como pior do que no Afeganistão (No. 2) e na Somália (No. 3).
No entanto, como pelo menos um ativista dos direitos das mulheres apontou, esta deve ser uma ocasião não para defensiva e negação, mas para reflexão e colaboração em relação à qualidade das mulheres.
Mas será isso? Por que somos tão duros e discriminatórios contra metade de nossa população?
O principal obstáculo no caminho para a igualdade e o respeito pelas mulheres é o governo patriarcal dos homens.
Uma de minhas colegas, uma ativista social baseada em uma área rural, descreveu como sempre que perguntava às mulheres com quem trabalha como seus homens as servem, elas simplesmente olhavam para ela com uma sensação de espanto e incredulidade.
Didi  [irmã mais velha], o que você quer dizer? Os homens não estão aqui para nos servir. Oh não. Nós estamos lá para servi-los", seria a resposta padrão deles.
Por mais que tentasse, era impossível remover essa mentalidade, ela disse.
Qualquer discussão sobre como combater o sistema patriarcal da Índia deve levar em conta que os perpetradores estão freqüentemente "dentro", isto é, eles compartilham o mesmo lar, são parte da família e dentro da mesma religião.
Por exemplo, se alguém pudesse argumentar que muitas mulheres são mais "religiosas" que os homens, elas se tornam vítimas de homens-deus e sacerdotes cujas opiniões - geralmente patriarcais - os doutrinam em obediência e subserviência.
Não se trata apenas de agressões sexuais sobre as quais estamos falando, mas de como as mulheres justificam causar danos a si mesmas como sendo "a vontade de Deus" ou carma. 
De fato, normalizamos o abuso sistemático de mulheres dizendo-lhes para ignorar ou simplesmente "calar e calar a boca".
Talvez em nenhum outro lugar essas mentalidades patriarcais sejam mais descaradamente exibidas do que na recente ascensão do direito hindu sob a liderança do primeiro-ministro Narendra Modi, que prevê a criação de uma nação hindu.
Isso se deve em grande parte ao fato de a direita hindu ter se enraizado nas partes de nossa sociedade que são amplamente ignorantes do pensamento científico, profundamente controladas por castas e ligadas a uma mentalidade feudal. Isso cobre uma grande parte do país.
Mas a discriminação e a lesão não são o destino das mulheres sozinhas. Existem outros grupos que sofrem igualmente, apesar das provisões constitucionais para sua elevação. Refiro-me agora aos povos Dalit e tribais social e economicamente pobres, e hoje ainda mais às minorias religiosas.
Dalit é uma palavra sânscrita que significa "quebrado" ou "disperso". Eles eram comumente referidos como "intocáveis" e lhes são negadas muitas oportunidades de trabalho.
Um crime é cometido contra um dalit a cada 18 minutos na Índia. Todos os dias, duas pessoas dessa ampla comunidade são assassinadas, duas de suas casas são queimadas, seis de suas mulheres são estupradas e 11 dalits são espancados, de acordo com os registros criminais do governo.
Além da violência cometida contra eles, há um desgaste social constante. Mais da metade de todas as crianças dalit  (54%) são subnutridas, 45% são analfabetas e 49% não têm acesso a fontes de água em suas aldeias devido à segregação generalizada. A lista de queixas continua.   
Se alguém tem o azar de nascer tanto um Dalit quanto uma mulher, eles podem esperar sentir essa discriminação contra eles agravada, já que eles efetivamente "traçaram a palha" em termos de gênero e casta.
E agora o ódio e a discriminação estão se espalhando - para pessoas tribais e minorias religiosas como muçulmanos e cristãos. Aos muçulmanos é negada a acomodação em nossas grandes cidades, enquanto os cristãos de base rural são expulsos de suas aldeias e casas ancestrais.
Note que são as minorias empobrecidas que são tratadas dessa maneira, não os ricos ou a elite como os parses ou os jainistas. Nenhum político jamais declarou que o zoroastrismo é uma religião estrangeira ou que os parsis deveriam voltar ao Irã.
Que tipo de país nos permitimos ser?
O ativista social Harsh Mander empreendeu recentemente uma "caravana do amor" ( karwan-e-mohabbat ) em todo o norte da Índia para alcançar as vítimas de ataques de multidões e casos de linchamentos feitos sob o pretexto de "proteção à vaca".
As vacas são consideradas um animal sagrado no hinduísmo. Um movimento surgiu para protegê-los e opor-se ao seu massacre, mas muitos dalits ainda estão empregados nessa ocupação indesejável.
O ativista observa que muitos países exibem tendências semelhantes às da Índia em termos de crescente ódio e fanatismo encobertos pelo nacionalismo agressivo e militante.
Mas em nenhum outro lugar isso resultou em multidões se sentindo encorajadas e capacitadas por seus governos a linchar minorias, a filmar essas ações e orgulhosamente postar os videoclipes nas mídias sociais.
Isso destaca um nível de degradação moral que é peculiarmente nosso.
A Índia realmente se transformou em um país onde elegemos líderes que não demonstram compaixão e menos remorso por crimes de ódio ; uma nação onde é mais do que provável que as autoridades se alinhem com os assassinos; onde os jovens são ensinados a odiar e apedrejar os outros com base puramente em sua religião, casta ou sexo. 
De fato, que tipo de país nos permitimos nos tornar?
Anos atrás, aquele incansável defensor das demandas da indústria automobilística norte-americana, Ralph Nader, descreveu os carros americanos como "inseguros a qualquer velocidade".
Tragicamente, podemos dizer o mesmo para as mulheres, dalits, povos tribais, crianças e minorias na Índia de hoje.
Eles são inseguros em qualquer lugar.
Padre Myron J. Pereira SJ é consultor de mídia com base em Mumbai.


Comentários

Mensagens populares