FILIPINAS Paz filipina em farrapos como Duterte entra no 3º ano


FILIPINAS
Paz filipina em farrapos como Duterte entra no 3º ano
Anel de protesto em Manila batendo o presidente de rebeldes comunistas, questões trabalhistas e crime

Um grupo de manifestantes marcha para a Câmara dos Representantes em Manila, onde o presidente filipino Rodrigo Duterte faz seu terceiro discurso sobre o Estado da Nação em 23 de julho. 
(Foto de Andrea Maxene Punzalan)  ucanews


As chamadas para a saída do  presidente filipino Rodrigo Duterte soaram nas ruas de Manila em 23 de julho, quando os manifestantes realizaram uma grande manifestação antes de seu terceiro discurso sobre o Estado da Nação no final do dia.
Muitos dos manifestantes acusaram o presidente de ser um obstáculo ao fim de uma insurgência de cinco décadas, com os rebeldes tendo interrompido as negociações várias vezes com eles.
Duterte, outrora considerado um aliado pelos rebeldes comunistas, ordenou aos militares que pusessem um fim rápido à insurgência.
Cantos para intensificar os pedidos dos rebeldes pela "resistência total à derrubada do regime fascista dos Estados Unidos-Duterte" surgiram das principais colunas de manifestantes.
Líderes da marcha de protesto disseram que os pedidos pela expulsão de Duterte vieram de vários grupos menores que participaram da manifestação.
Autoridades de segurança disseram que Duterte não iria se encontrar com manifestantes como fez no ano passado, por causa de relatos de que guerrilheiros haviam se infiltrado na marcha.
"Não colocamos civis em perigo", zombou Fidel Agcaoili, presidente da equipe de negociação da Frente Democrática Nacional rebelde das Filipinas.
"Eles estão apenas tentando velhas táticas de caça às bruxas e iscas vermelhas porque temem o crescimento do movimento legal de massa", disse o líder rebelde.
Renato Reyes, secretário-geral da Aliança Nacionalista do Povo, disse que os manifestantes não querem encontrar um presidente "conhecido por suas mentiras e promessas não cumpridas".

Conversas de paz dentro e fora
Em 2016, Duterte fez campanha para retomar as negociações de paz com os comunistas, que seu antecessor, Benigno Aquino, havia ignorado.
Duterte e Jose Maria Sison, fundador do Partido Comunista das Filipinas , trocaram elogios e declarações de esperança.
Houve conversas iniciais após o lançamento de alguns dos principais líderes rebeldes da prisão e do cessar-fogo unilateral em 2016.
Mas a insistência de Duterte de que os rebeldes se afastam enquanto as tropas entram no território da guerrilha logo resultou em confrontos armados.
Parte superior do formulário
Inscreva-se para receber o boletim UCAN Daily Full
Parte inferior do formulário
Em 2017, o presidente encerrou as negociações de paz e colocou 600 pessoas, incluindo figuras legais conhecidas, em uma lista de terroristas.
Ele acusou os rebeldes de se envolver em "atos de violência e hostilidades" e prometeu "achatar as colinas" para ir atrás deles.
Em maio deste ano, quando o governo de Duterte enfrentou crescente agitação do trabalho, pobres urbanos, camponeses e tribais - principais candidatos ao recrutamento pelos comunistas - o governo anunciou que havia retomado conversas não-oficiais com os rebeldes.
A última rodada de conversações formais teria cimentado acordos marcantes sobre reforma agrária e industrialização nacional, levando a um acordo de afastamento.
Mas Duterte cancelou as negociações novamente em junho a pedido de seus assessores de segurança nacional. Em vez disso, ele anunciou que "conversas de paz localizadas" seriam realizadas em uma tentativa de dividir os rebeldes.
Rey Casambre, do Centro de Paz das Filipinas, descreveu o movimento de Duterte como "uma velha tática que falhou em várias administrações".
Ele disse que, embora os antigos administradores conseguissem conversar com pequenos grupos dissidentes, eles não foram capazes de enfraquecer o clandestino esquerdista clandestino.

Banking na legislação anti-terror
O presidente parece apostar na rápida aprovação de uma nova lei antiterrorista que permitiria às forças de segurança do Estado deter dissidentes por até 30 dias.
A lei proposta também congelaria os bens de grupos e indivíduos suspeitos de ajudar "terroristas" por seis meses.
Os militares anunciaram recentemente que "neutralizaram" mais de 700 rebeldes e recuperaram centenas de armas de fogo nos últimos dois anos.
Mas o líder rebelde exilado José Maria Sison disse que o movimento clandestino tem "milhares de combatentes vermelhos em tempo integral, enquanto o Partido Comunista das Filipinas tem cerca de 70 mil membros.
Sison disse que a proposta de Duterte de mudar a Constituição filipina para permitir a posse estrangeira de terras apenas endureceria a resistência nas províncias e aumentaria o recrutamento de guerrilheiros.
Enquanto isso, o próprio presidente admitiu que a economia do país está no "doldrums" dois anos em seu governo. 
Embora tenha se declarado "socialista" durante sua campanha eleitoral, ele já amaldiçoou o setor trabalhista, dizendo que não se importa se eles passam fome enquanto persegue seus objetivos de desenvolvimento.
As greves entraram em erupção na capital e nas províncias próximas, pois os sindicatos exigem o cumprimento de uma promessa de campanha para acabar com a prática de contratação de mão-de-obra casual.
Duterte começou seu governo literalmente com armas em punho, com a morte de cerca de 23.000 usuários suspeitos de drogas e traficantes.
O presidente classificou sua guerra às drogas como a salvação dos filipinos, mas os pobres se tornaram cínicos diante da brutalidade sem o devido processo.

Comentários

Mensagens populares