MULHERES Tráfico humano Mulheres e meninas são mais de 70% das vítimas do tráfico humano


MULHERES  Tráfico humano
Mulheres e meninas são mais de 70% das vítimas do tráfico humano

Unicef/Pirozzi
Jovem de 18 anos num centro para crianças 
vítimas de abuso e tráfico em Almaty City, 
no Cazaquistão.30 julho 2018

Nações Unidas marcam Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas focando na resposta a este tipo de crime contra crianças e jovens; milhões de crianças, mulheres e homens são traficados para vários fins incluindo trabalho forçado e sexo; Unicef alerta que 30% das vítimas do crime são crianças.
As Nações Unidas marcam nesta segunda-feira o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Em comunicado, a relatora de direitos humanos* afirma que o mundo tem que fortalecer formas de combater esse crime contra seres humanos.
Maria Grazia Giammarinaro, especialista no tema, lembra que muitas pessoas são enganadas por criminosos e traficantes incluindo migrantes, refugiados e solicitantes de asilo, em busca de proteção ou de uma vida melhor.
Número exato
A relatora diz que essas pessoas estão numa situação vulnerável e propensas à exploração. O tema deste ano é “Respondendo ao tráfico de crianças e jovens”.
Um relatório da ONU revela que quase um terço das vítimas desse tipo de crime são crianças. Atualmente, 71% das pessoas traficadas são meninas e mulheres.  O Unicef alerta que 30% das vítimas do tráfico humano são crianças.
A Organização Internacional do Trabalho, OIT, calcula que o mundo tenha pelo menos 21 milhões de vítimas de trabalho forçado. O número exato é desconhecido, segundo a agência.
Para a relatora Maria Grazia Giammarinaro, o clima político atual contra a migração trata quem tem de sair de seu país de origem como uma ameaça, quando essas pessoas, segundo ela, contribuem para a prosperidade dos países onde vivem e trabalham.
Pacto Global
Ela é clara ao dizer que os países têm a obrigação de evitar o tráfico, que é uma grande violação dos direitos humanos.
Ela citou o Pacto Global para Migração, que estabelece que os países devem ter medidas individuais e indicadores de identificação dos migrantes propensos a tráfico e exploração. Isso deve existir além dos mecanismos internacionais de proteção.
Sociedade
O Pacto deve ser adotado num encontro internacional no Marrocos, em dezembro.
O comunicado ressalta que, em todo mundo, a sociedade e organizações civis têm desempenhado um papel importante para salvar vidas e proteger as pessoas do tráfico durante operações de busca e resgate.
Ela encerra o comunicado dizendo que, mesmo em tempo difíceis, a inclusão é a resposta para salvar as pessoas. O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é liderado pelo Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc.
A agência da ONU lembra que todos os países são afetados pelo tráfico humano seja como ponto de origem, trânsito ou destino.
Em 2010, a Assembleia Geral adotou um Plano Global de Ação para Combater o Tráfico de Pessoas pedindo aos governos que tomem medidas coordenadas para derrotar este flagelo.
Em mensagem para marcar o Dia,  o secretário-geral das Nações Unidas disse que o tráfico humano é um “crime abominável” que alimenta situações como desigualdades, instabilidade e conflitos.
ONU/Manuel Elias

Para Guterres, as transformações trazidas pela internet não têm precedente.
António Guterres destacou que traficantes humanos “lucram com a esperança e o desespero” de suas presas, que são as pessoas mais vulneráveis e de quem são roubados os seus direitos humanos.
O chefe da ONU menciona crianças, jovens e migrantes especialmente suscetíveis ao tipo de crime, além de mulheres e crianças que são frequentemente visados. Ele citou a exploração sexual, incluindo prostituição involuntária, o casamento forçado e a escravidão sexual.
Atenção
Guterres expressou “choque” com o comércio de órgãos, ao destacar que essa prática assume várias formas em não tem fronteiras. Ele afirmou que muito frequentemente, eles operam com impunidade com diferentes crimes e recebendo quase nenhuma atenção e que essa situação deve mudar.
Ele disse que a ONU está empenhada em alcançar as vítimas com ações para punir os responsáveis e apoiar as vítimas, cujos direitos devem ser protegidos e receber apoios.
Para o Escritório da ONU contra Drogas e Crime, Unodc, o tráfico humano é uma grave violação aos direitos humanos e quase todos os países são afetados pelo flagelo, sendo de origem, trânsito ou destino das vítimas.
O apelo na data é que a comunidade internacional impulsione as respostas ao tráfico de menores e jovens que perfazem um terço das vítimas em todo o mundo. Unnews

Comentários

Mensagens populares