VIETNAME Direitos humanos: A sentença de morte do fazendeiro provoca protestos públicos no Vietname


VIETNAME
Direitos humanos: A sentença de morte do fazendeiro provoca protestos públicos no Vietname
Advogado diz que presidente deve conceder anistia ou esperar mais tumultos, já que o homem agiu em autodefesa em meio a ilegal e violenta grilagem de terras

Um agricultor vietnamita ara um campo com uma vaca na província de Ha Giang, no norte do país, em abril de 2015. 


Ativistas dizem que o público está se alimentando 
de apropriações ilegais de terras por parte de grandes
 empresas e grupos poderosos às custas dos pobres. 
(Foto de Hoang Dihn Nam) ucanews.com reporter, Cidade de Ho Chi Minh 
Vietname 
17 de julho de 2018

 Ativistas e seguidores religiosos pediram ao governo vietnamita que respeite a propriedade privada depois que vários agricultores receberam sentenças severas, incluindo a pena de morte.
Em 12 de julho, o Tribunal Popular de Alto Nível de Ho Chi Minh confirmou a pena de morte contra Dang Van Hien, um fazendeiro que foi considerado culpado de assassinato em meio a disputas de terras entre agricultores e uma empresa privada.
Hien foi condenado por atirar até a morte três homens e ferir outras 13 pessoas da Long Son Trade and Investment Company.
O tribunal superior reduziu as sentenças de dois outros agricultores - Ninh Viet Binh e Ha Van Truong - de 20 para 18 anos e de 12 para nove anos, respectivamente.
O jornal estatal Tuoitre informou que no tribunal os três réus do distrito de Tuy Duc, na província de Dak Nong, se declararam culpados de assassinato, mas disseram que foram levados à beira dos trabalhadores da empresa.
O jornal disse que em 2008 a província deu à companhia mais de mil hectares de florestas na comuna de Quang Truc para realizar um projeto agrícola e florestal.
As disputas de terras são a principal fonte de protestos no Vietnã comunista de partido único, onde a dissidência raramente é tolerada. A mídia estatal reporta que até 70% das reclamações das pessoas em todo o país se relacionam com disputas por terra.
Os conflitos entre os agricultores locais, incluindo os réus, e a empresa cresceram depois que o último demoliu as fazendas das pessoas para pegar terras. Ele também se recusou a pagar-lhes qualquer compensação e usou gângsteres para ameaçar as pessoas.
Os agricultores solicitaram autoridades locais para lidar com seus casos por anos, mas dizem que não receberam nenhuma ajuda real.
Em 23 de outubro de 2016, a empresa teria enviado dezenas de trabalhadores e vigias armados com facas, escudos e tratores para destruir cafeeiros, cajueiros e mais plantações cultivadas por Hien e outros agricultores.
Hien afirma que ele disparou um tiro de advertência no ar para impedi-los de entrar em sua fazenda, mas os vigias responderam atirando pedras nele. Ele disse que então se escondeu em sua casa e disparou mais tiros contra seus atacantes.
Ninh e Binh também atiraram nos supostos invasores. Os três acusados ​​mataram três homens e feriram 13 pessoas.
Nguyen Van Quynh, o advogado que defendeu Hien na corte, disse que a sentença de seu cliente era excepcionalmente severa e que os juízes não deveriam tê-lo condenado por assassinato descarado dadas as circunstâncias atenuantes e que ele estava agindo em legítima defesa.
Após o julgamento, centenas de pessoas protestaram contra o veredicto.
"A sentença imposta a Hien é uma difamação da justiça e está sendo usada para servir aos objetivos políticos do governo", disse uma coalizão de 30 grupos religiosos, de direitos humanos e da sociedade civil em um comunicado assinado por 120 pessoas.

Inscreva-se para receber o boletim UCAN Daily Full



Eles acusaram os juízes de não rever adequadamente os fatos do caso. Além disso, eles não levaram em conta que Hien voluntariamente se rendeu, o que normalmente resulta em uma sentença reduzida, acrescentaram.
"Exigimos que o governo investigue quem concedeu a essa empresa privada o direito de pegar ilegalmente terras agrícolas das pessoas. Mas até agora nada foi feito", disseram eles.
O padre Anthony Le Ngoc Thanh , um defensor dos direitos humanos, descreveu a imposição da pena de morte como uma "política desumana", acrescentando que a lei vietnamita não protege adequadamente os direitos de propriedade das terras privadas das pessoas.
"Essas sentenças injustas e a corrupção desenfreada só terminarão quando os direitos de propriedade privada dos civis forem reconhecidos", disse o padre Thanh.
Em 13 de julho, Hien supostamente enviou ao presidente Tran Dai Quang uma carta com a intenção de comutar sua sentença. Ele argumentou que não tinha escolha a não ser recorrer à violência quando sua família estava sendo atacada por uma multidão armada.
O presidente não respondeu em 17 de julho, mas ele é legalmente obrigado a emitir uma resposta dentro de sete dias. 
O advogado católico Le Cong Dinh disse na mídia social que esperava que o governo acabasse demonstrando indulgência no caso de Hien. Ele baseou isso na crença de que o julgamento severo deveria enviar um aviso a outras pessoas em situações semelhantes.
Dinh disse que os juízes até mesmo lembraram os acusados ​​de pedir anistia ao presidente Quang enquanto o caso estava em andamento.
"O presidente vai perdoá-lo como uma maneira de conquistar o público", disse ele, acrescentando que qualquer outra decisão poderia provocar inquietação, já que o público está frustrado com a onda contínua de apropriação ilegal de terras. UCAnews

Comentários

Mensagens populares