MOÇAMBIQUE Moçambique fecha capacitação para melhorar proteção dos trabalhadores migrantes

MOÇAMBIQUE
Moçambique fecha capacitação para melhorar proteção dos trabalhadores migrante
Cidade de Maputo, Moçambique. Foto: Banco Mundial/John Hogg
13 julho 2018


Representantes do governo e da socedade civil  foram formados em temas como proteção de direitos de trabalhadores migrantes e famílias; meta é ajudar a aplicar princípios estabelecidos a nível internacional.

Moçambique e os principais tratados dos direitos humanos são destaque de um seminário que até sexta-feira junta representantes do setor público e sociedade civil do país com o apoio das Nações Unidas.
Os participantes são dos ministérios da Justiça, dos Assuntos Constitucionais e Religiosos, do Trabalho e Segurança Social e sociedade civil.
Normal
O evento também destaca a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias, CMW.
Em conversa com ONU News, o diretor nacional de Direitos Humanos e Cidadania no Ministério da Justiça, Albachir Macassar, citou a importância desse conjunto de normas internacionais.
Rua em Maputo, Moçambique.
Foto: ONU-Habitat, by dsu-admin

Benefícios
“Para se compreender o que é esse tratado, qual é a vantagem. Moçambique tem mão-de-obra nacional no estrangeiro, neste caso. Particularmente na África do Sul, que é a maior comunidade de imigrantes moçambicanos, e quais são os benefícios que os nossos concidadãos podem obter naquele país, quais são os benefícios que cidadãos de outros países podem obter no nosso pais ou seja qual o tratamento que o país deve dar, tanto numa situação como na outra, aos nossos concidadãos e aos outros de outros países.”
Moçambique é membro de sete tratados internacionais e protocolos opcionais desde 2013. O país também foi um dos três na África Austral a ratificar a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias.
Estudos
Para a diretora nacional de Trabalho Migratório em Moçambique, Alice Morar Saide, a capacitação ajuda a perceber os passos para produzir futuros estudos.
“Esta formação é um instrumento que nos permite perceber o que devemos fazer, como é que temos que nos organizar, que mecanismos temos que estabelecer para de uma forma organizada e sequenciada, observando os períodos de submissão, podermos dar seguimento à esta obrigação que temos de apresentar os relatórios que são uma forma de mostrar à aplicação prática dos princípios estabelecidos nestas convenções ao nível do país.”
O diretor de Assuntos Jurídicos no Ministério do Interior, Joaquim Denguenhe, considera positiva a experiência que também visa apoiar áreas legal, política e institucional do governo.
Capacidade
“Com base nesta capacitação estaremos em melhores condições de poder dar o nosso contributo no âmbito da comissão interministerial dos direitos humanos. A nível do Estado moçambicano, vamos poder aconselhar melhor, ter capacidade com base nas metodologias aceites a nível internacional, podermos apresentar as nossas contribuições para os relatórios que Moçambique deve apresentar a nível internacional.”
A iniciativa é coordenada pela Organização Internacional para Migrações, pela Organização Internacional do Trabalho e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Os facilitadores são especialistas em direitos humanos da organização provenientes de Pretória, na vizinha África do Sul, e de Genebra.  ONU News
De Maputo para ONU News , Ouri Pota

Comentários

Mensagens populares