ÍNDIA Bispo indiano confiante em ser libertado da freira violadora

ÍNDIA
Bispo indiano confiante em ser libertado da freira violadora
Dom Franco Mulakkal diz que "falsas acusações" visam manchar seu ministério

O bispo Franco Mulakkal disse que as investigações policiais
vão tirá-lo de falsas acusações de estupro. (Foto fornecida)
repórter da ucanews.com, Nova Delhi, Índia   24 de julho de 2018

Um bispo católico indiano acusado de estuprar uma freira está confiante de que a investigação policial irá limpar seu nome.
O bispo Franco Mulakkal, de Jalandhar, no estado de Punjab, no norte do país, fez acusações de abuso sexualcontra ele em 29 de junho.
"As formalidades legais estão indo para recuperar meu bom nome e estabelecer fatos", disse o bispo em uma carta publicada na edição de julho de sua revista semanal diocesana.
A polícia do estado de Kerala, no sul do país, está investigando uma queixa apresentada por uma freira de 48 anos que acusou o bispo de estuprá-la quatro anos atrás e abusar dela mais 13 vezes nos dois anos seguintes.
O bispo Mulakkal afirma que a freira, ex-superior geral da congregação dos Missionários de Jesus sob o patrocínio do bispo, começou a fazer alegações infundadas quando as autoridades da igreja iniciaram uma ação disciplinar contra ela por violações de seus votos religiosos.
Líderes católicos proeminentes e organizações leigas apelaram ao Vaticano para remover o bispo de sua posição de autoridade para ajudar as freiras do convento a darem testemunho à polícia.
Oficiais diocesanos disseram ao ucanews.com que o bispo não foi contatado por nenhuma autoridade da igreja com o objetivo de agir contra ele no caso.
No entanto, a carta do bispo fala de uma crise. "Estamos passando por um período de crise para a diocese e para mim pessoalmente. Estou bem ciente das notícias que estão sendo difundidas para a diocese e para mim, pessoalmente, alegando que falhei em minha responsabilidade e dignidade do ofício de bispo. ", disse.
O bispo disse que "as investigações deixarão claras as falsas alegações contra mim com a intenção de manchar meu nome e destruir meu ministério".
A carta acrescentava: "Não tenho medo de enfrentar as realidades da vida e os perigos que existem quando alguém ocupa um escritório e tem que tomar decisões difíceis para o bem da comunidade.
"Há muitos perigos quando se age corretamente. Existe a possibilidade de ofender alguns. Não é bom abster-se do bem que se pode fazer com medo de ofender os outros."
O padre Mathew Kokkandam, vigário geral da diocese, explicou em um artigo separado como o bispo iniciava uma ação contra a freira por causa de seu caráter e desobediência aos superiores. As alegações da freira são explicadas como sua reação ao movimento do bispo para discipliná-la. Ucanews



Comentários

Mensagens populares