PORTO Faith’s Night Out trouxe ao Porto mensagens de esperança por P. Armando Soares


PORTO
Faith’s Night Out trouxe ao Porto mensagens de esperança por P. Armando Soares

FNO, diz Teresa Folhadela, membro da Equipa Organizadora, é um evento católico, organizado pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora e aberto a todos. Tem a Fé como foco e pretende transmitir experiências de fé de uma forma viva e cativante, através  de 12 conferências de 7 minutos cada uma. 

É um evento em que se destacam quatro palavras chave: diversidade – numa só noite, a oportunidade de ouvir, partilhar e falar sobre histórias de Fé diferentes; dinamismo - 12 talks apenas de 7 minutos, que prendem a atenção de uma forma simples e cativante;  simplicidade – conferências simples e diretas, com o objetivo de fazer passar uma mensagem chave sobre a Fé;  inspiração – uma noite de inspiração, num ambiente contagiante e descontraído.

O Faith’s Night Out (FNO) surgiu em 2003 em Lisboa, inspirado nos Ted’Talks, com o objetivo de transmitir experiências de Fé de uma forma simples e cativante. As edições passadas contaram com mais de 50 oradores e e 2.800 espetadores. Depois de 5 edições em Lisboa, esteve no Porto no dia 30 de Junho e estará em São Paulo, no Brasil, no mês de outubro.
Sobre a edição de Lisboa, neste ano 2018,  a RR testemunhou: “ Experiências pessoais e muito íntimas, como a do casal Inês e Gonçalo Dias da Silva, pais de quatro filhos, entre os quais o Pedro com uma doença rara e que todos os dias exige a sua máxima atenção e amor, mas confiam no amor de Deus”.
O evento destina-se a jovens 20-30 anos e a todos os que desejem aprofundar sua Fé. É um movimento pensado e organizado por jovens e para jovens. Além de jovens das Equipas de Nossa Senhora contamos sempre com jovens de outros movimentos, paróquias e até seminaristas.

No dia 30 de Junho 2018, pelas 18 horas, no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica do Porto viveram-se momentos de partilha excepcionais. “Os testemunhos apresentados  abordaram a esperança que Cristo é em âmbitos tão variados, como por exemplo, o voluntariado, a ciência, as empresas, a vida familiar, a medicina ou a vida  religiosa e sacerdotal”, cito VP.  Nesta  primeira edição no Porto optámos por pôr o foco na esperança de modo que todos os conferencistas transmitissem como vivem a sua fé e como cultivam a esperança.

Os oradores abriram seu coração e testemunharam a vivência da fé. Oradores e temas foram os seguintes: António Maia Gonçalves: “Enquanto há vida há esperança”; Rita Cortez: “Cristãos com esperança, mesmo quando tudo parece perdido”; Bernardo Janson: “Deus sonha e transforma o mundo”; Marta e João Toscano: “Responder ao sofrimento com a delicadeza do amor”; Pedro Rocha e Melo: “A esperança é profitable”; Isabel Jonet: “A esperança abre novos horizontes”; António e Luís Damásio: “É possível ser santo todos os dias?”; Carmo Amaral: “O frito do amor é o serviço”; Luís Lencastre: “Um cristão é um missionário da esperança”; João Paiva: “Ciência e fé”; Ana Rita Bessa: “Não há política sem esperança”; Padre José Azevedo: “Sede alegres na esperança”. Só vendo os títulos conferências nos sentimos interpelados, questionados.

Nesta edição deu-se um destaque especial a D. António Francisco dos Santos, que foi um grande impulsionador do lançamento deste evento no Porto. Num momento musical foram transmitidas frases e imagens suas que comoveram os participantes e recordaram o enorme testemunho cristão que foi a vida de D. António Francisco.
FNO é uma noite de partilha simples, descontraída, vivida em situações diferentes, cativante e contagiante.

Comentários

Mensagens populares