VIETNAME Perseguição: Autoridades vietnamitas se reúnem com beneditinos por disputa de terras

VIETNAME
Perseguição: Autoridades vietnamitas se reúnem com beneditinos por disputa de terras
Beneditinos rejeitam documentos do governo sobre o confisco de suas terras



Os beneditinos (à esquerda) recitaram uma breve 
oração antes de uma reunião com funcionários do 
governo vietnamita sobre uma disputa de terras 
em 12 de julho na cidade de Hue. Apesar de a 
reunião durar mais de três horas, os oficiais d
eram aos monges pouco tempo para apresentar 
seu caso. (Foto fornecida)
ucanews.com repórter, Hue
Vietnam 
18 de julho de 2017

Autoridades do governo no centro do Vietnã não ofereceram nenhum gesto de boa vontade em lidar com uma longa disputa de terras com os beneditinos em uma reunião entre os dois lados, disseram os monges.
Doze Beneditinos liderados pelo Padre Anthony Nguyen Van Duc, superior do Monastério de Thien An, reuniram-se com 15 funcionários da Província de Thua Thien Hue na sede do Comitê Popular da província em 12 de julho.
Também estiveram presentes no encontro os padres Anthony Duong Quynh e George Nguyen Thanh Phuong representando a Casa do Arcebispo de Hue.
"O encontro durou três horas e meia, mas não teve sucesso, porque os funcionários do governo não mostraram nenhum sinal positivo de dialogar abertamente conosco para resolver a disputa ", disse o padre Peter Khoa Cao Duc Loi, que participou da reunião, ao ucanews.com.
O padre Loi disse durante a reunião que as autoridades falaram muito sobre duas decisões para confiscar a maioria dos 107 hectares de terra, florestas de pinheiros e instalações do mosteiro, e o empréstimo de parte dessa terra para uma empresa de turismo local. Apenas cinco hectares de terra foram deixados para os monges.
Uma decisão foi emitida em 1999 pelo então vice-primeiro ministro Nguyen Cong Tan e a outra foi emitida em 2002 pelo inspetor-geral Tran Quoc Vuong.
Em sua petição de 10 de julho ao Comitê Popular da Província de Thua Thien Hue, o padre Duc disse que as duas decisões foram emitidas fora da competência do vice-primeiro-ministro e do inspetor geral.
"Então, nós não os aceitamos e reclamamos incessantemente ao governo sobre isso", disse o padre Duc. Desde 2002, os monges ainda não receberam uma resposta oficial, disse o padre.
O padre Loi disse: "Eles tomaram a decisão errada de pegar nossa propriedade e nos acusaram de invadir intencionalmente suas terras".
Durante a reunião, as autoridades prometeram dar ao mosteiro 200 metros quadrados de terra para reerguer uma cruz de ferro, mas pediram aos monges que trabalhassem com o governo para ampliar uma estrada de cimento que levava ao mosteiro e permitir que os moradores vivessem no que era. terra do monge antes de ser confiscado - para usar a estrada.
O padre Anthony Vo Van Giao disse no passado que as autoridades recusaram o pedido dos monges para construir esta estrada porque disseram que a estrada estava em terra dirigida pelo governo. Ninguém morava na terra dos monges até que o governo confiscasse e vendesse para as pessoas, disse o padre.
Durante a reunião, os oficiais ignoraram as agressões cometidas pela polícia e pelos bandidos contra os monges nos dias 28 e 29 de junho, disse o padre Giao.
Os oficiais também deram aos monges pouco tempo para apresentar seus argumentos durante a reunião.
O padre Loi disse no final da reunião: "as autoridades nos pediram para obedecer à lei e assinar um registro de 11 páginas da reunião que já havia sido preparada por eles, mas nós nos recusamos e nos opusemos a ela".
O padre Duc pediu ao governo que devolvesse todas as terras, florestas de pinheiros e instalações que o governo havia confiscado dos monges. Ele também pediu que eles respeitassem a liberdade religiosa e os direitos de propriedade dos monges. UCAnews


Comentários

Mensagens populares