FILIPINAS Cardeal Tagle lamenta mortes de pessoas inocentes

FILIPINAS
Cardeal Tagle lamenta mortes de pessoas inocentes
Prelado fecha reunião de evangelização das Filipinas lembrando mais de 23.000 pessoas mortas durante dois anos de guerra às drogas








 (drogas)


O cardeal Luis Antonio Tagle, de Manila, fala durante o
 último dia da Quinta Conferência Filipina sobre a
Nova Evangelização, em Manila, em 22 de julho.
(Foto de Angie de Silva) Jose Torres Jr., Manila, 
Filipinas  24 de julho de 2018
Um cardeal de lágrimas nos olhos, Luis Antonio Tagle, de Manila, lamentou a morte de pessoas inocentes mortas desde que assumiu o cargo do presidente filipino Rodrigo Duterte durante o último dia de cúpula sobre a nova evangelização em 22 de julho.

Dirigindo-se a uma multidão de padres, freiras, religiosos e leigos, o prelado perguntou se as pessoas estavam felizes com todas as mortes ao seu redor. 
"Você se alegra com as mortes dos inocentes?" O cardeal Tagle perguntou na sequência de uma declaração divulgada pelos bispos católicos do país condenando uma onda de assassinatos em todo o país.
Em sua oração, o arcebispo de Manila falou a Deus sobre muitas pessoas inocentes que estavam morrendo.
"Queremos acreditar que você não se alegra com a morte deles. Mas há muitos deles", disse o prelado.
A polícia informou mais de 23 mil assassinatos nos últimos dois anos, que grupos de direitos humanos disseram que provavelmente estão ligados à guerra do governo contra os narcóticos.
O cardeal incluiu em sua oração um trabalhador migrante de 36 anos que foi morto na Eslováquia por defender duas mulheres de serem atacadas.
"Onde nós vemos seu rosto? Onde nós ouvimos sua palavra? Algumas pessoas estão perguntando, onde você está?" perguntou o cardeal.
O cardeal contou a cerca de 8.000 participantes da Quinta Conferência Filipina sobre a Nova Evangelização como "pão" para os outros em meio à fome no mundo.
"Sejamos pão, partido, compartilhado pelos outros, para que todos nos movamos com compaixão e possamos alimentar os outros", disse ele em sua mensagem de despedida na Universidade de Santo Tomas, em Manila.
"Tudo o que temos, tudo o que somos, se tomados, abençoados e compartilhados, pode se tornar o pão da vida para todos", disse o cardeal Tagle.
Ele disse que o pão em forma de peixe, distribuído aos participantes, era um "lembrete de nosso chamado à compaixão e solidariedade".
"Diante de tantos tipos de fome em nosso mundo, ouvimos as palavras de Jesus: você lhes dá algo para comer", disse o prelado.
O arcebispo Gabriele Caccia , núncio papal nas Filipinas, lembrou aos presentes que ser compassivo significa não olhar para as pessoas como números.
"Se queremos ter compaixão, não olhe para números. Olhe para as pessoas. Cada um é único. Cada um tem um nome. Faça como Jesus. Ele nos conhece pelo nome", disse ele.
Parte superior do formulário
Inscreva-se para receber o boletim UCAN Daily Full
Parte inferior do formulário
O cardeal Tagle apresentou a conferência anual sobre nova evangelização em 2013 para explorar ainda mais o tema da misericórdia no contexto da cultura filipina.

Comentários

Mensagens populares