VIETNAME Ativista vietnamita preso em greve de fome

VIETNAME
Ativista vietnamita preso em greve de fome
Mãe de blogueira católica afirma que sua filha está sendo maltratada por autoridades e detentos
A blogueira vietnamita Nguyen Ngoc Nhu Quynh participa de seu julgamento 
de recurso em uma corte popular na cidade costeira de Nha Trang em 30 
de novembro de 2017. Ela está atualmente em greve de fome depois de 
ser presa por 10 anos. (Foto por AFP)
repórter da ucanews.com, Hanói 
Vietname  , 17 de julho de 2018


A mãe de uma conhecida blogueira e ativista católica que cumpre pena de 10 anos de prisão exige que as autoridades penitenciárias melhorem as condições que levaram a filha a fazer greve de fome.


Nguyen Tuyet Lan disse que sua filha Nguyen Ngoc Nhu Quynh está em greve de fome desde 6 de julho em protesto por ter sido maltratada no campo de prisioneiros número 5 da província de Thanh Hoa, no norte do país.
"Peço aos funcionários da prisão que atendam aos pedidos da minha filha", disse Lan em uma carta enviada à prisão em 16 de julho.
Lan, de 62 anos, pediu às autoridades que separassem Quynh de prisioneiras que gritam com ela e escolhem brigas e para lidar com aqueles que causam danos mentais intencionalmente. Ela disse que Quynh deveria ser mantido em celas normais como os outros internos. 
Lan, que conversou por uma hora com o blogueiro também conhecido como "Cogumelo Mãe" no acampamento em 12 de julho, disse que sua filha era magra e com problemas de saúde. O campo fica a 1.200 quilômetros de distância de sua casa na província de Khanh Hoa.
Ela disse que Quynh foi transferida para uma cela onde não tem privacidade. Ela reclamou que a cela está inadequadamente murada e até o banheiro pode ser visto de fora.
Lan pediu ao prisioneiro de consciência que desistisse da greve, mas ela recusou. "Quynh me disse para respeitar sua decisão e acrescentou que 'estou ciente da minha ação'", acrescentou.
Lan disse que deu a Quynh um conjunto de roupas e um livro de gramática inglesa, mas uma Bíblia foi mantida pelos funcionários.
Ela disse no mês passado que Quynh foi mantido junto com outros três companheiros de cela. Um usava palavras cruéis para gritar com ela o tempo todo, mas ela não conseguia responder. Guardas prisionais acusaram ambos de brigarem um com o outro.
Quynh fez greve de fome três vezes para protestar contra maus-tratos, incluindo envenenamento alimentar, desde que foi transferida para o campo em janeiro de Nha Trang, sua cidade natal.
"Os funcionários da prisão têm que assumir a responsabilidade pela saúde, pela vida e pela segurança dos detentos no campo", disse Lan na carta.
No ano passado, um tribunal na província de Khanh Hoa condenou Quynh a 10 anos de prisão,  nos termos do artigo 88 do Código Penal, por realizar propaganda contra o Estado.
A Anistia Internacional informou que pelo menos 97 prisioneiros de consciência estão definhando em cadeias no Vietnã, muitas das quais são mantidas incomunicáveis ​​em condições miseráveis ​​e rotineiramente submetidas a tortura ou outros maus-tratos. UCAnews

Comentários

Mensagens populares