Boletim FACFE A Voz das famílias europeias





Boletim FACFE
A Voz das famílias europeias










Boletim FACFE
A Voz das famílias europeias
Bruxelas, 20 de dezembro de 2018


Queridos amigos,


As atividades da nossa Federação foram bastante intensas nos últimos meses. O Encontro Mundial das Famílias foi um momento de alegria para muitos: embora as sombras pareçam prevalecer, estamos confiantes na obra do Espírito Santo.

Como cristãos, sentimos a responsabilidade de anunciar a alegria do amor e não nos esconder de muitos que se sentem desorientados e feridos pelos escândalos da igreja. 
Como o Papa Francisco escreveu , “ cada um dos batizados deve se sentir envolvido na mudança eclesial e social de que tanto necessitamos ”. Expressamos nossa própria dor causada pelas tragédias da pedofilia e da pederastia. Não podemos permanecer em silêncio diante das tentativas de normalizar comportamentos sexuais imorais, mesmo dentro da Igreja. Neste contexto, endossamos as propostas concretas feitas pelos Cavaleiros de Colombo na recente carta de seu Cavaleiro Supremo.

Ao mesmo tempo, estamos convencidos de que as sombras não podem prevalecer sobre a luz. Tantas mulheres e homens dedicam suas vidas aos outros em todos os lugares. Há iniciativas destinadas a renovar a Igreja e sua juventude. O recente Sínodo sobre a Juventude e todas as realidades inspiradas pelo Espírito Santo fazem brilhar a luz do Evangelho a todos.

Com este espírito, preparámos a nossa reunião do Conselho, em 6 e 7 de novembro, em Bruxelas, que reuniu representantes de todas as Associações Familiares de inspiração católica na Europa. Pela primeira vez, um membro da Eslovênia participou da reunião: o Instituto Iskreni. A Federação Italiana de Jardins de Infância ( Federação Italiana de Matemática - FISM) foi aceita como membro pleno da FAFCE e a Associação Espanhola de Enraizados recebeu o status de membro associado. Convidados convidados compareceram a esta reunião da diretoria da Letônia, Holanda e Ucrânia.

Durante esta reunião, recebemos a senhora Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Participou também numa conferência que organizámos no Parlamento Europeu, juntamente com a COMECE, sobre a Família como o ecossistema da vida cultural na Europa , no quadro do Ano da UE do património cultural. Refletimos sobre o papel dos pais como primeiros educadores de seus filhos e da família como lugar de transmissão, cultura e fé.

Agradecemos a todos vocês pelo seu apoio este ano e esperamos cooperar com todas as famílias na Europa e trazer uma perspectiva original no debate político, especialmente em vista das próximas eleições europeias, em maio de 2019. 

Por favor, considere fazer uma doação, para que o nosso secretariado em Bruxelas possa crescer (veja a nossa chamada para candidaturas de estágios) e tornar-se uma voz ainda mais forte para as famílias nas instituições europeias. Valorizamos como extremamente importante o seu apoio (não apenas financeiro) e agradecemos a todos aqueles que já nos ajudaram generosamente.

Desejamos-lhe um Feliz Natal, na alegria do nosso Senhor, que nasceu da Santíssima Virgem para dar uma plenitude de significado às nossas vidas.
 Sua,
Antoine Renard
Presidente

Comentários

Mensagens populares