INDONÉSIA/perseguição Cristãos de Surabaya não intimidados por atentados a igrejas


INDONÉSIA/perseguição
Cristãos de Surabaya não intimidados por atentados a igrejas
Uma semana depois de três ataques mortais, os cristãos acorrem aos cultos de domingo em demonstração de solidariedade e desafio
INDONÉSIA/perseguição
Cristãos de Surabaya não intimidados por atentados a igrejas
Indonésios de diferentes grupos religiosos participam
de uma oração conjunta pelas vítimas do atentado a 
bomba contra as igrdores em Surabaya se reuniram em cultos e missas em 20 de maio - domingo de Pentecostes - segundo autoridades da Igreja. 


Cristãos da Igreja Católica de Santa Maria e da Igreja Cristã Indonésica de Diponegoro realizaram cultos em suas igrejas que foram atacadas por homens-bomba em 13 de maio.
Enquanto isso, os membros da Igreja Pentecostal de Surabaya, que sofreu o maior dano, realizaram serviços em uma grande tenda.
Doze cristãos foram mortos durante os ataques, cometidos por membros da mesma família muçulmana.
Autoridades da Igreja disseram ao ucanews.com em 20 de maio que os cristãos oravam como de costume, enquanto policiais e militares armados permaneciam do lado de fora.
Aqueles que entravam nas igrejas foram cuidadosamente revistados e tiveram que passar por um detector de metais.
O padre Alexius Kurdo Irianto, pároco da Igreja de Santa Maria, disse que não viu nenhum declínio na freqüência à igreja durante a missa.
Sobreviventes, ainda traumatizados, deixaram seus medos para trás e vieram e compartilharam suas experiências, ele disse.
"Convidei os paroquianos a perdoar os perpetradores para que os ferimentos, traumas e tristezas sofridos pelas vítimas e famílias abandonadas pudessem ser curados", disse ele.
"Lembrei-me das palavras do Papa Francisco de que o perdão é o futuro e trará cura ", disse ele.
Desmonda Paramartha Puspitarena, 20 anos, uma estudante universitária que foi ferida nos ataques, compartilhou sua experiência na missa, dizendo que não tinha medo de voltar para a igreja.
"Depois do que aconteceu, percebi que Deus realmente trabalha dentro de mim", disse ela.
Na igreja de Diponegoro, a congregação foi saudada com cartazes dizendo "Continuamos a Amar" no portão principal.
"A faixa foi feita pelos jovens para elevar o espírito da congregação. O objetivo é ver o medo e o trauma desaparecerem, e mostrar que a igreja está sempre aberta à adoração", disse Ivone Rewah, membro da congregação.
O reverendo Yonatan Bintoro, da Igreja Pentecostal, disse que apenas dois cultos foram realizados na tenda no fim de semana, mas a participação foi boa e que a igreja estava procurando aumentar o número de serviços nos próximos dias para que os negócios continuem normais. Ele disse que não sabia quando a igreja danificada seria reaberta.








O governador de Java Oriental, Soekarwo, de camisa preta, junto com líderes policiais e militares visitam a Igreja de Santa Maria em 20 de maio. (Foto fornecida)

Suporte contínuo
Enquanto isso, o apoio às igrejas cristãs continua a surgir dos grupos inter-religiosos e das autoridades.
O governador de Java Oriental, Soekarwo, visitou as três igrejas e a Igreja da Catedral de Surabaya em 20 de maio, juntamente com líderes policiais e militares.
Durante uma reunião com os líderes da igreja, ele pediu-lhes que continuassem incentivando sua congregação a assistir às missas e serviços e garantiu que tudo seria feito para impedir a repetição dos ataques de 13 de maio.
O prefeito de Surabaya, Tri Rismaharini, também visitou os feridos e se reuniu com líderes muçulmanos na cidade, pedindo-lhes para promover a tolerância e apoiar a luta contra o terrorismo.
Centenas de muçulmanos de grupos inter-religiosos, enquanto isso, desceram à Igreja de Diponegoro em 18 de maio, onde realizaram um culto de oração inter-religiosa.
Yuska Harimurti, uma ativista muçulmana que organizou o evento, disse que foi um ato de desafio dos cidadãos de Surabaya contra o terrorismo e a violência.
"Foi também para deixar os sobreviventes saberem que o povo de Surabaya sempre trabalhará em conjunto para ter uma vida harmoniosa", disse ele.
Um encontro semelhante também foi realizado na Igreja de Santa Maria.
Desde o ataque, a polícia de Java Oriental prendeu 23 supostos terroristas, enquanto quatro suspeitos foram mortos.
Este artigo foi publicado pela primeira vez em 22.5.2018.

Comentários

Mensagens populares