Testemunhar a alegria por Armando Soares


LITURGIA/Verbum Dei/Palavra de Deus
Domingo III Advento  – Ano C (Tópicos leituras dominicais)
Testemunhar a alegria por Armando Soares
Introdução: Um convite à alegria porque Deus está próximo e vem ao meio de nós. Com seu nascimento em Belém - Deus e homem - tornou-se presente na história humana. E em cada um. Trouxe para os pobres a esperança da felicidade.
O cristão deve testemunhar a alegria de ter encontrado Deus e contagiar os outros com o amor, a fé e a alegria desse encontro. Com seu modo de agir, ao jeito de Jesus, deve levar aos outros a alegria da ‘Boa Nova’.

1ª leitura  Sofonias 3, 14-18ª
Exulta e canta de alegria
O profeta convida o povo de Israel à alegria porque Deus Salvador está presente no meio dele, apesar das desordens e pecados passados. É uma presença que traz o perdão, afasta o medo e o desânimo e se alegra com uma nova criação.
O profeta diz: Clama…, Exulta…, Rejubila de todo o coração…, Não temas… O Senhor te renova com seu amor.
Hoje: o povo de Deus está emaranhado nas teias da ‘mundanidade’, do ´consumismo’, do ‘materialismo’, ‘do desprezo para com o pobre‘ e o ‘sem-abrigo’, ‘ do fechamento das portas ao próximo que sofre da solidão e da doença’… São o rosto de Jesus de Nazaré mas não O reconhecemos neles’ - “nunca te vimos, Senhor”,… dos milhões de crianças que morrem à fome… dos jovens sem futuro…

2ª leitura Filipenses 4, 4-7
Alegrai-vos sempre…
O cristianismo é a religião da alegria. Jesus põe-nos em comunhão com Deus e com os irmãos. A nossa fé vivida em todas horas – boas ou más – devemos transmiti-la num testemunho vivo de que Deus está no mundo.
S. Paulo diz: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor… Alegrai-vos… O Senhor está próximo. Sede bondosos… Apresentai-vos diante de Deus com orações, súplicas e ações de graças, e a paz de Deus guardará vossos corações e vossos pensamentos.
Hoje: há cristãos tristes porque se afastaram da Deus… rejeitaram-no... apegaram-se aos ídolos: dinheiro, prazer, poder, individualismo, sexo, … mas caíram no vazio e sofrem porque Deus lhes faz falta… e andam à procura dEle. Ajudemo-los.
Outros perseguem os cristãos… querem acabar com todas as religiões no mundo (maçonaria)… “Sereis perseguidos por causa do  meu nome”…

Evangelho Lucas 3, 10-18
Conversão a uma vida nova
O Batista, seguindo os profetas do AT, faz apelo a todos os homens (de todas as classes sociais) para viverem o amor a Deus e ao próximo. O amor deve “empapar” toda a vida do cristão, numa real conversão a uma vida nova no Amor de Deus como fonte.
A João Batista perguntam “O que devemos fazer”?
Ele responde: “Reparti túnicas e mantimentos… com os que não têm”… Aos publicanos: “Não exijais nada além do prescrito”. Aos soldados: “Não pratiqueis violência nem denuncieis injustamente..”. E a todo o povo: “Eu batizo em água mas está a chegar quem é mais forte do que eu…batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Limpará a sua eira: “trigo para o celeiro e palha para um fogo que não se apagará jamais”.
Hoje: “Andam longe do próximo… gasta-se o dinheiro em banalidades…”no ‘rock in Rio’ a juventude está presente e adora”, enche o coração com nadas e sofre “com o vazio”, ondas negativas: suicídios, morte aos outros por uma questão sem valor, desleixo em servir o povo mas abundante corrupção…
SEMEAR ALEGRIA TODA ESTA SEMANA

Comentários

Mensagens populares