NATAL/Francisco “É esta a festa que agrada a Deus? Que Natal gostaria Ele?”


NATAL/Francisco
 “É esta a festa que agrada a Deus? Que Natal gostaria Ele?”
“Se o Natal permanece apenas uma bela festa tradicional, onde no centro estamos nós e não Ele, será uma ocasião perdida. Por favor, não mundanizemos o Natal. Não coloquemos de parte o Festejado”, alertou o Papa na catequese de hoje.
 
Foto: Vatican Media
“Pergunto-me: é esta a festa que agrada a Deus? Que Natal gostaria Ele, que presentes e surpresas?”, questionou o Papa no início da sua catequese. 


Na Audiência Geral, desta quarta-feira, 19 de dezembro, na Sala Paulo VI, o Papa Francisco falou sobre “Natal: as surpresas que agradam a Deus”.

Fazer Natal como José, Maria e Jesus
Para Francisco, “será Natal se, como José, dermos espaço ao silêncio; se, como Maria, dissermos «eis-me aqui» a Deus; se, como Jesus, estivermos próximos de quem está só; se, como os pastores, sairmos dos nossos redis para estar com Jesus. Será Natal se encontrarmos a luz na pobre gruta de Belém”.
“Não será Natal se procurarmos os flashes ofuscantes do mundo, se nos enchermos de presentes, almoços e jantares mas não ajudarmos pelo menos um pobre, que se assemelha a Deus, porque no Natal Deus veio pobre”, disse o Papa.
“Fazer Natal é fazer como Jesus, vindo para nós necessitados, e descer para aqueles que necessitam de nós. É fazer como Maria: confiar, dóceis a Deus, ainda que sem compreender o que Ele fará. Fazer Natal  é fazer como José: erguer-se para realizar o que Deus quer, mesmo que não seja segundo os nossos planos” – acrescentou o Papa – “Natal é preferir a voz silenciosa de Deus aos tumultos do consumismo”.

Estar em silêncio diante do presépio
Neste Natal o Papa fez um convite: “Estar em silêncio diante do presépio: este é o convite para o Natal. Encontra um pouco de tempo, vai diante do presépio e fica em silêncio. E sentirás, verás a surpresa”.
“Infelizmente, no entanto, pode falhar-se a festa, e preferir às novidades do Céu as coisas habituais da Terra. Se o Natal permanece apenas uma bela festa tradicional, onde no centro estamos nós e não Ele, será uma ocasião perdida. Por favor, não mundanizemos o Natal. Não coloquemos de parte o Festejado”, alertou.

Natal causa mudanças inesperadas de vida
Para sabermos celebrar o Natal, o Papa convida a olhar para o primeiro Natal da história “repleto de surpresas” e assim “descobrir os gostos de Deus”. 
“Começa-se com Maria, que era noiva de José: chega o anjo e muda-lhe a vida. De virgem será mãe. Prossegue com José, chamado a ser pai de um filho sem o gerar. Um filho que – golpe de cena – chega no momento menos indicado, isto é, quando Maria e José eram noivos, e segundo a Lei não podiam coabitar. Diante do escândalo, o bom senso do tempo convidava José a repudiar Maria e salvar o seu bom nome, mas ele, apesar do direito que tinha, surpreende: para não prejudicar Maria, pensa repudiá-la em segredo, com o custo de perder a reputação. Depois, outra surpresa: Deus, em sonhos, muda-lhe os planos e pede-lhe para tomar consigo Maria”. Mas a maior surpresa chega na noite de Natal “o Altíssimo é um pequeno bebé”.
Diante do primeiro Natal, o Papa Francisco afirma “se nós queremos viver o Natal, devemos abrir o coração e estar dispostos às surpresas, isto é, uma mudança de vida inesperada”. “Natal é celebrar o inédito de Deus, ou melhor, um Deus inédito, que vira do avesso as nossas lógicas e as nossas expectativas”.

Natal inaugura uma nova época
“Fazer Natal, então, é acolher na terra as surpresas do Céu – refere Francisco – Não se pode viver “terra a terra” quando o Céu trouxe as suas novidades ao mundo. O Natal inaugura uma nova época, onde a vida não se programa, mas dá-se; onde já não se vive para si, com base nos próprios gostos, mas para Deus e com Deus, porque desde o Natal Deus é o Deus-connosco”.
“O Natal é a desforra da humildade sobre a arrogância, da simplicidade sobre a abundância, do silêncio sobre o barulho, da oração sobre o “meu tempo”, de Deus sobre o meu eu”.

Comentários

Mensagens populares