FUNCHAL Verbum Dei envia para formação na Colômbia jovem madeirense

FUNCHAL
Verbum Dei envia para formação na Colômbia jovem madeirense 
A Eucaristia, celebrada ao fim da tarde de domingo, marcou a ‘despedida’ da Carolina Fernandes que, em breve, parte para a Colômbia, onde iniciará a Formação como missionária Verbum Dei.
Por  Luisa Gonçalves
Foto: Duarte Gomes
A Família Verbum Dei na Madeira continua a sua caminhada de preparação para o Natal. Depois de um retiro de três dias (7, 8 e 9 de dezembro), no Convento de Santa Clara, teve lugar ao final da tarde de domingo uma Eucaristia, presidida pelo Pe. Jorge Magalhães.

Na homilia o sacerdote destacou três verbos da leitura do profeta Isaías, a que se referiu como fundamentais para esse caminho de preparação: preparai, endireitai e aplanai”. Tudo, disse, “verbos tão fortes”, a exigir-nos uma “reconfiguração”, uma “mudança” e a anteceder a última frase do Evangelho “e toda criatura verá a salvação de Deus”. 
Ainda assim, e apesar de andarmos “todos cansados e atarefados”, havemos de “dizer hoje ao nosso coração, de forma repetida, que é possível já, aqui e agora, saborear a salvação de Deus” e “este amor com que Deus olha, em cada dia e em cada circunstância, para nós”. É possível “mesmo que a realidade se encarregue de provar o contrário”. Agora, “não podemos perder de vista os três verbos”, para que o possamos acolher. E é para isso também o Advento: “Para nos ajudar a pôr estes verbos em ação, a reconfigurar qualquer coisa da nossa existência para que, de facto, Deus possa manifestar em nós o seu amor”. Muitas vezes, disse, não é isso que fazemos. Na verdade, “com frequência, levantamos demasiados vales e tornamos impossível, para nós e para os outros, uma visão mais rasgada da contemplação, do toque do amor de Deus”.

O Advento, acrescentou mais adiante, deve ser “o deserto das nossas vidas”. Aquele lugar “que nós escolhemos”, que “existe nas nossas vidas” e que é “aquele lugar propício para o encontro com Deus”. Só temos de o procurar e de perceber, como se dizia no Livro Baruc, que “Deus vai tirar-te do exílio e guiar-te de novo para o lugar de onde tu és”. Neste contexto, “uma das mudanças que pode acontecer em nós neste tempo de Advento é sentir que este é um tempo em que aceitamos mudar, para sermos verdadeiramente quem somos”, ou seja “filhos amados, alegres, sorridentes felizes”. Outra fórmula está na Carta –Paulo aos Filipenses quando ele fala dos dons e da necessidade de os fazer crescer. Este é, pois, também um tempo “fecundo”, para “fazer crescer os nossos dons”.

Comentários

Mensagens populares