NATAL/sociedade Cardeal-patriarca defende sociedade onde «todos possam nascer e crescer»


NATAL/sociedade
Cardeal-patriarca defende sociedade onde «todos possam nascer e crescer»
Dez 24, 2018 - 21:05 Ecclesia
D. Manuel Clemente recorda pessoas sem trabalho ou habitação
O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu hoje na sua mensagem para o Natal de 2018 uma sociedade onde “todos possam nascer e crescer”, com direito ao trabalho e à habitação.
“Por razões económicas ou outras que se acrescentem, continuam a faltar condições para que todos possam nascer e crescer, como para viver o seu percurso natural completo, com o envolvimento solidário que merecem”, assinalou D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA, o cardeal-patriarca sublinhou a necessidade de “saúde e trabalho, repouso e habitação condigna” para construir “um mundo de todos para todos”.
O responsável recordou que, ao nascer, Jesus “não teve lugar na hospedaria”, em Belém.
“Nas sociedades que integramos e nas cidades que habitamos continua a não haver ‘hospedaria’ para todos”, advertiu.
D. Manuel Clemente destacou que “os cristãos acreditam que Jesus continua a alargar o seu Natal em cada ser humano com quem se identifica”.
“Muita desta crença tornou-se convicção generalizada, reforçando a dignidade humana e os seus direitos, como há setenta anos se proclamaram em declaração universal”, prosseguiu.
O cardeal-patriarca de Lisboa elogia o “espírito de Natal”, evocando os que “por ele anseiam” para deixar um desafio final: “Transformemos o seu presépio [de Jesus] na grande hospedaria do mundo!”.

Comentários

Mensagens populares