VATICANO/VIETNAME para atualizar laços Isso acontece em meio a uma longa discussão sobre o confisco das propriedades da igreja

VATICANO/VIETNAME para atualizar laços
Isso acontece em meio a uma longa discussão sobre o confisco das propriedades da igreja

 O arcebispo Marek Zalewski, o arcebispo Antoine Camilleri, 
o arcebispo Joseph Vu Van Thien e um oficial do Vaticano 
posam para uma foto na casa do arcebispo de Hanói. 
(Cortesia da foto da arquidiocese de Hanoi) 
repórter da ucanews.com, Hanói Vietname 
21 de dezembro de 2018

Autoridades do Vaticano e do Vietnã concordaram em melhorar as relações através da nomeação, no futuro próximo, de um representante papal permanente em Hanói.
Uma delegação do Vaticano para uma visita de 18 a 20 de dezembro, durante a qual o acordo foi alcançado, foi liderada pelo monsenhor Antoine Camilleri, subsecretário para as relações com os Estados.
Um dos objetivos das conversações era ajudar a resolver disputas amargas sobre as propriedades confiscadas da igreja.
A delegação vaticana incluía os prelados vietnamitas e o arcebispo Marek Zalewski , representante pontifício não-residente no Vietnã.
A delegação vietnamita foi liderada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Bui Thanh Son.
O padre Joseph Dao Nguyen Vu, chefe do Escritório da Conferência dos Bispos Católicos do Vietnã, disse em um comunicado que dois lados "concordaram em tomar medidas detalhadas para elevar suas relações diplomáticas do nível de enviado não-residente para o enviado residente ao Vietnã". "
O Vaticano começou a enviar um representante pontifício não-residente para o Vietnã em 2011, muito depois de o Vietnã ter cortado os laços diplomáticos com a Santa Sé em 1975.
O arcebispo Zalewski é o segundo representante pontifício não residente no país do sudeste asiático.
Algumas fontes da igreja disseram que as antigas instalações e propriedades da igreja local que foram confiscadaspelo governo constituíam obstáculos contínuos para melhorar os laços bilaterais. O governo comunista confiscou escolas administradas por igrejas, hospitais, igrejas e outras instalações.
A Santa Sé quer que o Vietnã devolva todas as propriedades da antiga igreja, enquanto o governo prevê apenas devolver algumas delas.
Fontes disseram durante as conversas, ambas as delegações também aprovaram candidatos episcopais para a Arquidiocese de Ho Chi Minh e para a diocese de Phan Phiet.
A arquidiocese mais ativa do país está desocupada desde que o arcebispo Paul Bui Van Doc faleceu em março. A última diocese está vaga desde que o bispo Joseph Vu Duy Thong morreu em 2017.
Fontes disseram que o Vaticano e o Vietnã concordaram em criar uma nova diocese que será separada da Diocese de Vinh, no centro-norte do Vietnã. A Diocese de Vinh atende a mais de 550.000 católicos em três províncias.
O padre Vu disse durante sua visita de três dias ao Vietnã, que os delegados do Vaticano também se reuniram com o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc e funcionários do Comitê de Assuntos Religiosos do governo, que controla todas as organizações religiosas do país.

Ele disse que os visitantes do Vaticano se encontraram com bispos vietnamitas e compareceram à instalação do recém-eleito arcebispo Joseph Vu Van Thien, de Hanói. Vaticannews

Comentários

Mensagens populares