NEPAL/natal Por que os cristãos no Nepal precisam do presente de Natal

NEPAL/natal
Por que os cristãos no Nepal precisam do presente de Natal
As denominações cristãs espremidas devem deixar de lado suas diferenças para serem ouvidas, e elas merecem um feriado público
Os cristãos nepaleses rezam durante uma missa em Lalitpur, nos arredores
de Katmandu, nesta foto de arquivo do dia 4 de novembro de 2017.
O cristianismo espalhou-se rapidamente nas últimas duas décadas no país,
onde muitos o consideram uma fuga do sistema de castas profundamente
entrincheirado, mas os críticos dizem que o  novo Código Penal está
perseguindo missionários estrangeiros para fora do país e perseguindo
ainda mais aqueles que se identificam com o país. fé dentro de
suas fronteiras.
(Foto de Prakash Mathema / AFP) Prakash Khadka,
Kathmandu 
Nepal 24 de dezembro de 2018

Os cristãos nepaleses rezam durante uma missa em Lalitpur, nos arredores de Katmandu, nesta foto de arquivo do dia 4 de novembro de 2017. O cristianismo espalhou-se rapidamente nas últimas duas décadas no país, onde muitos o consideram uma fuga do sistema de castas profundamente entrincheirado, mas os críticos dizem que o novo Código Penal está perseguindo missionários estrangeiros para fora do país e perseguindo ainda mais aqueles que se identificam com o país. fé dentro de suas fronteiras. (Foto de Prakash Mathema / AFP) Prakash Khadka, Kathmandu Nepal 24 de dezembro de 2018


A religião foi uma das questões mais discutidas no ano no Nepal, alimentada pelo esboço da política do governo sobre ONGs religiosas , uma nova lei que proíbe o proselitismo e criminaliza a conversão religiosa , e um relatório menos que lisonjeiro da União Européia sobre as eleições nacionais. .
As minorias religiosas, incluindo as comunidades cristãs, se viram lutando para existir num espaço cada vez menor desde janeiro, no meio duma repressão geral à liberdade de expressão religiosa.
A eleição legislativa de duas fases do Nepal, o bolo político do ano anterior, ocorreu em 26 de novembro e 7 de dezembro de 2017, apenas alguns meses antes de a nação realizar sua terceira eleição presidencial em 13 de março.
Em seu relatório de fevereiro, a Missão de Observação Eleitoral da UE (EUEOM) levantou várias questões preocupantes, incluindo como os cristãos não estavam representados nas eleições, apesar de representarem 1,4% da população.
Ele destacou isso por críticas, já que o sistema eleitoral do Nepal supostamente opera em um sistema de representação proporcional. O Ministério das Relações Exteriores (MNE) respondeu com um comunicado de imprensa em março, citando sua insatisfação com a UE. Alguns críticos do organismo europeu disseram que era relutante em ver o Nepal progredir socialmente devido à sua liderança comunista.
Outros viram isso como uma resposta aos temores de que o país possa ser "muito pró-Índia", depois que representantes de ambos os países se reuniram em Bruxelas e concordaram que havia falhas na constituição do Nepal.  
Sob o governo do Primeiro Ministro Narendra Modi, a Índia é vista como infeliz com a direção que o Nepal vem tomando, por exemplo, abolindo sua monarquia e estabelecendo o secularismo. Além disso, tem havido uma série de conflitos envolvendo os partidos políticos de Madheshi baseados em Terai, que têm laços estreitos com Nova Deli.  
Esta suposição ganhou mais credibilidade quando a Índia foi acusada de desencadear uma crise econômica e humanitária no Nepal - que, como um país sem litoral depende de seu vizinho maior para todos os seus fornecimentos de petróleo - lançando um bloqueio não declarado no país em setembro de 2015, o mesmo No mês passado, o Nepal aprovou a sua carta de longa duração.
Nova Délhi respondeu negando o bloqueio e culpando a falta de manifestantes de Madheshi (apoiados pela Índia), que afirmavam que a nova Constituição violava seus direitos humanos e procurava marginalizá-los ainda mais.
Inflamado pelo conteúdo do recente relatório da EUEOM, o primeiro-ministro nacionalista Khadga Prasad Sharma Oli solicitou que o organismo europeu o "corrigisse" com efeito imediato. Ele disse que era "inaceitável" que a agência interferisse em questões religiosas no Nepal.
Muitos nepaleses ainda observam o cristianismo com cautela como a chamada "religião estrangeira financiada pelo dólar". Mas eu diria que a população cristã nem sequer é reconhecida como um grupo minoritário no Nepal.
Líderes cristãos afirmam que existem mais de 12.000 igrejas no país e um total de três milhões de cristãos. Isso significa que 10% da população pode se identificar com a fé religiosa. Como tal, seus representantes no parlamento deveriam ser mais exigentes.


Comentários

Mensagens populares