PAPA FRANCISCO/82º aniversário Este pontificado no aniversário do papa


PAPA FRANCISCO/82º aniversário
Este pontificado no aniversário do papa
Ainda buscando incansavelmente a reforma, o primeiro papa das Américas é celebrado pela 'La Civilta Cattolica'


O papa Francisco observa durante a festa anual da Imaculada Conceição,
na Piazza di Spagna, em Roma, em 1º de dezembro.
La Civilta Cattolica  está publicando avaliações
especializadas dos pontos-chave de seu papado.
(Foto de Alberto Pizzoli / AFP) 
Padre Michael Kelly SJ
 
Cidade do Vaticano , 14 de dezembro de 2018



O papa Francisco observa durante a festa anual da Imaculada Conceição, na Piazza di Spagna, em Roma, em 1º de dezembro. La Civilta Cattolica  está publicando avaliações especializadas dos pontos-chave de seu papado. (Foto de Alberto Pizzoli / AFP) Padre Michael Kelly SJ Cidade do Vaticano , 14 de dezembro de 2018

Quanto mais longo o atual pontificado, mais a estridência de uma minoria pequena, mas que grita, procura desviar a atenção da agenda de reformas que o Papa Francisco está seguindo. Por mais que essa agenda seja ampla e calorosamente apreciada em todo o mundo, a minoria barulhenta mantém seu canto.
Ele faz 82 anos em 17 de dezembro e não mostra sinais de afrouxar o ritmo que cansaria um homem com metade de sua idade. E bem no seu sexto ano como papa, La Civilta Cattolica está publicando avaliações dos pontos-chave deste papado.
Quando ele foi eleito bispo de Roma, perguntei a um amigo meu que nasceu na Austrália de pais italianos migrantes, mas que passou grande parte de sua vida profissional trabalhando na Itália como um forasteiro reagiria se tornando papa.
"Como o resto de nós que já trabalhamos fora da Itália", disse ele. "Voltamos a trabalhar lá e nos perguntamos por que eles fazem as coisas da maneira que fazem quando em qualquer outro lugar as pessoas acabam de se mudar."
Não é assim no Vaticano como o Papa Francisco encontrou. E nesta fase de sua vida você acha que ele precisa descansar. Não é assim, Papa Bergoglio. Ele é um homem em uma missão da qual ele nunca poderia se aposentar, mesmo que quisesse.
Cinco anos depois e durante o mês de seu aniversário, La Civilta Cattolica em sua edição inglesa está publicando uma avaliação de um pontificado reformista - sua origem na imaginação pessoal e espiritual de Bergoglio, sua forma e contornos em assuntos tão diversos quanto a intimidade dos arranjos matrimoniais. e seu desdobramento para a ameaça de longo prazo para a própria humanidade a partir de um ambiente perturbado.
O primeiro papa das Américas, o filho de migrantes, alguém que conhece as convulsões políticas e cujo país foi golpeado pela corrupção e pela virada econômica adversa: ele está bem posicionado para avaliar o que muitas pessoas em todo o mundo vivenciam. E suas respostas em ações e gestos significativos, em cartas e discursos, em nomeações e prioridades declaradas, merecem toda a avaliação.
Mas antes de mais nada, ao descobrir de onde ele vem e para onde vai, a atenção precisa se concentrar em seu coração - as experiências espirituais e religiosas formativas que guiam este ocupante paradoxalmente profético da posição mais institucionalmente circunscrita da Igreja Católica: o papado.
É paradoxal ter um profeta como detentor de um cargo em qualquer instituição. Freqüentemente, o melhor trabalho que os profetas fazem está fora ou à margem das instituições e organizações. Aqui temos o reformador mais evangélico na pessoa do papa que a igreja tem visto em séculos.
No entanto, seus pontos fixos no mundo em transformação de múltiplos desafios são o Evangelho , a Igreja e o Concílio Vaticano II . E ele precisa recorrer a todos esses recursos para liderar a igreja no que ele chamou de "não tanto uma era de mudança como uma mudança de era".
A sua espiritualidade, seu foco pastoral sobre os desafios prementes e ambíguas que os crentes enfrentam em suas viagens, sua agenda de reformas para a gestão do Vaticano, suas prioridades entre as questões do mundo - o ambiente e as pessoas movimento especialmente - são todos abordados pelos especialistas La Civilta Cattolica extraiu para contribuições.

Comentários

Mensagens populares