Mensagem de Natal O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: Há uma "sensação de corrida contra o tempo"

Mensagem de Natal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: Há uma "sensação de corrida contra o tempo"

Tal como no ano anterior, faço questão de corresponder ao simpático convite do Jornal de Notícias para escrever duas palavras acerca do Natal. É difícil falar em Natal, seja qual for a crença de cada um de nós, sem evocar paz, fraternidade, compreensão, diálogo, espírito de família, mais ou menos ampla.

Persistem ou agravam-se conflitos em várias regiões do Mundo, os chamados grandes do universo em disputas comerciais ou financeiras, que geram mais e mais migrações e refugiados.
O tempo parece ser mais de egoísmos do que de altruísmos, de xenofobias do que de aberturas inclusivas. Estamos a viver e vamos viver, nos próximos anos, uma fase histórica mais depressa defensiva do que solidária, como tem, insistentemente, evocado o Papa Francisco.

Entre nós, melhorando embora a expressão dos que se encontram condenados à pobreza ou seu risco, continuamos a ter quase um quinto de portugueses em situações de pobreza e desigualdade.
Este Natal é feito de sentimentos mistos: alívio para uns, luta por expectativas acalentadas para outros, preocupação para todos com o que vai chegando de fora de antevisões dos tempos que se avizinham
.
Em coesão, com esperança e com sabedoria seremos capazes de construir melhores Natais no futuro sem perdermos o que alcançámos, e com que sacrifícios, naqueles muitos outros Natais que fizeram a nossa História antiga e recente. SM








Comentários

Mensagens populares