VATICANO/ambulatório Papa oferece clínica médica aos moradores de rua e peregrinos na Praça São Pedro


VATICANO/ambulatório
 Papa oferece clínica médica aos moradores de rua e peregrinos na Praça São Pedro
Dez 22, 2018 - 15:41  Ecclesia
Nova estrutura vai substituir ambulatório de São Martinho, aberto em fevereiro de 2016

O Papa Francisco ofereceu o ‘Ambulatório – Mãe de Misericórdia’ às pessoas em situação de sem-abrigo e aos peregrinos e fiéis que fica instalado na colunata na Praça de São Pedro.
A clínica médica vai estar aberta para receber as pessoas que vivem nas ruas de Roma três dias por semana – segunda e quinta-feira e sábados – e nos outros dias é um primeiro pronto-socorro para os peregrinos durante as audiências ou os encontros do Papa na praça e na Basílica de São Pedro.
O novo espaço tem três salas para consultas médicas, um escritório, duas casas de banho e uma sala de acolhimento, sendo o corpo clínico composto por médicos dos serviços do Vaticano e de hospitais de Roma.
O ambulatório médico vai ser aberto pela Esmolaria Apostólica, onde funcionavam os Correios Vaticanos, na Colunata de Bernini na Praça São Pedro.
O sítio online ‘Vatican News’ informa que os trabalhos que já terminaram foram projetados e realizados pelo Governatorato da Cidade do Vaticano, em coordenação com a Direção dos Serviços de Higiene e Saúde.

A nova estrutura vai substituir o ambulatório de São Martinho, que foi aberto em fevereiro de 2016.
De assinalar que Francisco já tinha promovido, entre vários gestos, a construção de duches, com serviços de higiene pessoal, também para as pessoas em situação de sem-abrigo, oferecendo-lhes também bilhetes de circo, de cinema e de concertos musicais.
O Papa argentino promoveu ainda a construção de um dormitório para acolher pessoas sem-abrigo de Roma, uma estrutura que acolhe cerca de 30 pessoas, também numa iniciativa da Esmolaria Apostólica.
CB

Comentários

Mensagens populares