Vaticano: Papa está disponível para visitar Pyongyang
Revelação feita pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin
Cidade do Vaticano, 19 out 2018 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano disse aos jornalistas que o Papa se “mostrou disponível” para visitar Pyongyang, após o encontro desta quinta-feira com o presidente da Coreia do Sul.
O cardeal Pietro Parolin confirmou que o líder sul-coreano trouxe um convite da Coreia do Norte, dirigido a Francisco, mas sublinhou que uma viagem deste género precisa de “uma séria preparação e consideração”.
Para o responsável da diplomacia do Vaticano, uma eventual visita pontifícia “poderia apoiar o processo de pacificação e de desnuclearização da Península Coreana”.
“Agora será preciso esperar um pouco para que seja mais formalizado. Foi somente uma primeira abordagem, mas que vai no sentido daquilo que já havia sido dito: que o presidente teria trazido verbalmente, teria manifestado ao Papa verbalmente este interesse”, precisou o cardeal italiano.
O Papa recebeu esta quinta-feira, em audiência, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que lhe deixou uma saudação do líder norte-coreano Kim Jong-un, com um convite para visitar Pyongyang.
Uma delegação norte-coreana vai entregar, proximamente, uma carta oficial com este objetivo, adiantou o porta-voz da Presidência da Coreia do Sul, em declarações aos jornalistas.
A audiência privada durou cerca de 35 minutos, com o Papa a despedir-se, já junto da ‘pool’ de imprensa, com votos de “bom trabalho pela paz”, após a tradicional troca de presentes.
Moon Jae-in e Kim Jong-un encontraram-se em setembro, numa reunião em que participou o arcebispo de Gwangju, D. Hyginus Kim Hee-Joong, presidente da conferência episcopal coreana.
OC
Comentários
Enviar um comentário