ABN PEREGRINAÇÃO : Terra Santa

De 26 de Abril a 3 de Maio 2011
Dia 26: Do Seminário de Valadares da SMBN, 27 pessoas partiram em peregrinação à Terra Santa. Padre Francisco, capelão e o aluno de teologia, Eugénio Perregil, no apoio nas operações de embarque e desembarque nos aeroportos do Porto, Bruxelas e Telavive.
Partida do Aeroporto Sá Carneiro.
Dia 27: Depois do pequeno almoço. no Hotel saída para Jaffa, que nos recordou o profeta Jonas, e emissários de Cornélio a Pedro. Visita à igreja de São Pedro e a nossa 1ª Eucaristia na Terra de Jesus. Seguimos para Cesareia Marítima, visita às ruínas arqueológicas do Teatro Romano e Hipódromo. Em Haifa, subimos ao Monte Carmelo. Um Mosteiro com história, e a gruta do profeta Elias.
Haifa, o maior porto de Israel. Parámos no miradouro com vista para a cidade e para os jardins e templo de Bahá'i. Almoço e continuação da viagem para São João de Acre, cidade ligada às Cruzadas.
Ao fim da tarde chegada ao maravilhoso Lago de Tiberíades.-
Dia 28:- Partida para Cafarnaum cidade de Jesus, junto ao mar da Galileia. De notar as culturas da banana, tâmaras, manga e olival. Do outro lado os Montes Golan.
Chegamos à casa onde Jesus curou a sogra de Pedro. Ruínas da Sinagoga. Continuação da viagem até ao monte das Bem Aventuranças. Tabga (igreja da Multiplicação dos pães e dos Peixes).
Seguimos para o passeio no mar da Galileia onde Jesus fez o milagre de acalmar a tempestade quando os pescadores estavam cheios de medo. Fomos recebidos pela tripulação do barco ao som do hino nacional e o içar da Bandeira portuguesa. O.barco seguia a sua rota. Paragem ao largo.
Fim do passeio, regresso ao autocarro e almoço do peixe de S. Pedro.
Em seguida, Monte Tabor, com passagem pelo Rio Jordão.
Partimos para o Monte Tabor. Chegados à Igreja da Transfiguração,celebração da Eucaristia Do miradouro uma deslumbrante paisagem do riquíssimo vale da Baixa Galileia.,
De regresso ao autocarro, o Eugénio brindou-nos com a mascote exemplificando (Benjamim) com a sua história..
Dia 29: Partida de Tiberíades, embarque com a bagagem e início da viagem para Caná: Centro de moradores em pequenas aldeias, (Sipol), visita ao local, igreja do primeiro milagre de Jesus.
Celebração da Santa Missa com a renovação das promessas de casamento. .É uma das cidades mais antigas da Terra Santa.
Continuamos a viagem para Nazareth. Visita à Basílica da Anunciação, o Verbo Encarnou "aqui": Faça-se segundo a tua palavra, igreja de S. José, carpintaria. Passagem pela Sinagoga onde Jesus entrou e pelo lugar do Poço de Maria. O Poço é a única fonte de Nazareth.
Partida de Nazareth para Jericó. Passagem pela região da Samaria, Vale do Jordão, Vale de Israel, Cisjordânia/Samaria, passagem da fronteira sem controlo a caminho de Jericó, Palestina.
Chegámos a Jericó ondeJesus cura o cego, sicômoro onde Zaqueu subiu para ver Jesus, Monte das tentações.
Almoço.
Subimos ao monte onde se avistava o Mosteiro daTentação.Regressamos novamente à fronteira, e seguimos para o
Mar Morto.
Quem estava prevenido podia tomar banho nas águas do Mar Morto. Água muito salgada, grande densidade.
Ao pôr do sol entrámos em Jerusalém. Era sexta-feira, ínicio do "SABAT" para a comunidade Judaica. Paragem no Monte Scopus – Campus Universitário, sobranceiro à cidade de Jerusalém - Oração em Hebraico, o guia brinda-nos com cálice de vinho de Caná.
Pequena palestra centrada nas origens de Jerusalém, e da vida quotidiana dos habitantes da cidade. Vista da Cidade Santa, Monte das Oliveiras, Cúpula Amarela, Cúpulas cinzentas. A partir daquele momento o guia judeu atribui-nos o estatuto de Peregrinos de Jerusalém.
O guia prepara-nos para as visitas que iríamos fazer aos lugares Santos de Jerusalém. Chamou a nossa atenção para o facto de que a cidade a partir daquela hora passava a respeitar o Sabat. Dia sagrado do Judaísmo, descanso semanal, respeitado e dedicado à família, reunião nas refeições celebradas com música e cânticos, muita luz nas habitações e na cidade.
Fomos também prevenidos para os serviços mínimos no hotel e a forma de saudação "SABAT – SHALOM", algumas restrições sobretudo ao pequeno-almoço, comércio fechado e a cidade praticamente parada.
Passeio pelo bairro Ortodoxo.
Dia 30: O autocarro levou-nos a Ein Karem, local onde visitámos a igreja da Visitação: Visita de Maria a sua prima Santa Isabel. Igreja de São João Baptista, lugar do seu nascimento.
Seguimos para a Cidade de David, templo Monte Sion, Cenáculo onde se realizou a Ceia da Páscoa. Missa na igreja dos Franciscanos. De seguida fomos para a igreja da Dormição, Maria
Almoço num Kibutz – Ramat Rachel Hotel.
De tarde entrada no Monte das Oliveiras,
Lugar da Ascensão.cemitério das Oliveiras, Capela Dominus Flevit onde Jesus chorou sobre a cidade.
O dia chegava ao fim, regresso ao hotel, jantar seguido de noite cultural de folclore israelita e árabe no Teatro de Jerusalém, precedido por um passeio de autocarro pela cidade com passagem pelo bairro Ortodoxo. As famílias bastante numerosas circulavam pelas ruas bastante descontraídas.
Depois do espectáculo visitámos a cidade velha, as suas muralhas, os bairros, miradouro que dá acesso ao Muro das Lamentações. Entrada no espaço do Muro das Lamentações. Homens para um lado e mulheres para outro. Era obrigatório a passagem pelos lugares de purificação, colocar o Kipur, lavar as mãos antes de chegar ao lugar Sagrado para rezar. Terminada a visita ao lugar mais vigiado de Israel, regressámos ao hotel cerca da uma da manhã.
Dia 01/05: Visita exterior à Mesquita de Omar e El Aksa, todos os templos e muros, vale de Josafat e o vale da Geena. Entramos na zona do Muro das Lamentações, Monte Abrão, Monte do Rei David fundador de Jerusalém, colocação da Arca. O Templo foi construido por Salomão, com madeira de Cedro vinda do Líbano.
Visitámos também o o Santuário do Livro. Retomámos o autocarro para seguir viagem para Belém, território da Palestina. Na fronteira tivemos controlo de passaportes e a presença bem visível do "Muro da vergonha", que separa Israel da Palestina.
Visita a Belém. Belém, casa do pão, com 40.000 habitantes e a fonte de rendimento do território proveniente do turismo. Muito desemprego, pobreza, crianças a pedir nas ruas, luta pela sobrevivência, imagem que impressiona.
Visita à Igreja da Natividade.
Entrámos na igreja de origem Ortodoxa Grega, Igreja Arménia, a gruta do leite, a Igreja católica dirigida pelos Franciscanos, gruta de São Jerónimo, onde tivemos a celebração da missa. Visitámos ainda à Igreja de Santa Catarina.
Ao chegar ao hotel, damo-nos conta, que a Nação Israelita celebrava naquela noite o Holocausto.
Dia 02: Mala feita e partida para o último dia de aos lugares santos de Jerusalém, Monte das Oliveiras com a celebração de missa na Igreja no lugar do Getsemani "Gueto"junto ao Horto das Oliveiras onde Jesus suou sangue, o Lagar de Azeite, onde Jesus Cristo começou a Via Dolorosa de Herodes para Pilatos e finalmente julgado e condenado à morte por crucificação, a Fortaleza de Antónia, passando pelo bairro Muçulmano fazendo o caminho de Jesus carregando a Cruz, "Via-sacra"- a Cruz da humanidade - presidida pelo Padre Francisco
Chegámos à Igreja do Santo Sepulcro -, uma antiga pedreira que tinha sido adaptada a lugar de enterros. Pessoas de todas as religiões perfilavam-se para entrar no Túmulo de Jesus. Passagem pelo Túmulo do Rei David e Igreja da Dormição de Maria.
Almoço no Teatro de Jerusalém, visita a fábrica de Diamantes com workshop sobre lapidação.
Partida para Telavive.
Em restaurante local, última refeição em Terras Jesus com pequenos discursos de despedida, cantos e distribuição de diplomas de peregrinos de Jerusalém.
Dia 03/05 - Ainda no aeroporto, procedeu-se ao sorteio do "BENJAMIM", a mascote da peregrinação.
Tudo maravilhoso se não fora um frio de rachar que os brindou naquela manhã. Ninguém estava preparado para tal situação, porque haviam partido de Israel com roupa de verão.
Apesar de tudo, visita em Bruxelas ao local da Exposição Mundial de 1958, ao Atomium, Matas e Jardins onde se encontra o Palácio Real. Admiraram a Catedral de "Saints Michael e Gudule". E daqui seguiram a pé para a "Grande Place", onde se enquadra o famoso Hôtel de Ville.
Não ficou esquecido o ex-libris da cidade, o Famoso Manneken-Pis, um menino esculpido em bronze.
Regressados ao aeroporto a horas de retomar a viagem, partiram para o Porto e Seminário de Valadares
Francisco Lopes  Carcavelos 16 de Junho de 2011 | CF

Comentários

Mensagens populares