ASSIS 25 anos mais tarde reunião de paz

"Dom Renato Lot, representante da Pax Christi, fala com a MISNA poucas horas antes do início do dia de reflexão, diálogo e oração pela paz e Justiça no mundo, falando do risco da guerra, das leis injustas e dos interesses económicos”.
O centro é Assis, como a primeira vez, há 25 anos. De 9 e 45 até a última reunião de 16 e 30, na frente da Basílica inferior de Santa Maria dos Anjos, na frente da varanda do Convento de São Francisco. "Peregrinação da verdade, peregrinos da paz"- estas são as palavras escolhidas para a edição deste ano, que reúne na cidade úmbria 176 diferentes tradições religiosas.
"É um sinal de esperança,"disse Dom Monte – que quer abraçar o mundo inteiro: as tragédias que eu conheci na Bósnia, Kosovo, Iraque e Afeganistão". Na entrevista com Pax Christi o Presidente do movimento católico, Dom Tonino Bello, recorda quando ele definiu pela primeira vez em Assis, como o "dia do pai que acolhe crianças que o chamam por nomes diferentes". O contexto é diferente, mas o compromisso mantém-se o do querido Papa João Paulo II, há 25 anos. "Como cristãos – Bento XVI salientou ontem - nós queremos pedir a Deus o dom da paz. Rezamos para que sejamos instrumentos da sua paz num mundo dilacerado pelo ódio, egoísmo, divisões, guerras; Pedimos que a reunião em Assis incentive o diálogo entre pessoas de diferente filiação religiosa e traga um raio de luz que possa  iluminar as mentes e os corações de todos os homens, ,para ceder ao perdão, à reconciliação e afastem o rancor, o ódio e a violência conseguindo a paz mundial.
A esperança é que as dificuldades do diálogo nesta época conturbada são muito complicadas. Lote de Don refere-se a convulsões políticas e sociais ao longo da margem sul do Mediterrâneo e recorda que as imagens dramáticas chegaram da Líbia, com a exibição"ostensiva" do corpo sem vida de Muammar al-Gaddafi.”
Cai bem, então o livro publicado segunda-feira pelo Pontifício Conselho Justiça e paz, que chama para a introdução de um imposto sobre transacções financeiras e afirma a necessidade de um novo recorde da moral e política dinâmica da economia e dos mercados. Propostas e discussões continuarão nos próximos meses. Uma parte da política, a terra natal de São Francisco, padroeiro da Itália, está trabalhando superar a lei de 1990:185 número que introduziu controles mais apertados na exportação de armas, um obstáculo para aqueles que querem apenas o mercado e a guerra.


Comentários

Mensagens populares