UCRÂNIA vocações sacerdotais em excesso

Os seminários na Ucrânia são forçados a declinar metade dos jovens que os procuram com o desejo de ser padres, devido à falta de espaço.
O bispo auxiliar Jaroslav Pryriz da Eparquia de Sambir-Drohobych indicou à Ajuda à Igreja que sofre que em certos lugares a três candidatos disputando cada lugar no seminário.
Ele testemunha que há muitos jovens que se sentem atraídos para o sacerdócio devido aos exemplos daqueles que vivem autenticamente a sua vocação: “O exemplo de padres santos e de uma Igreja que promove um Evangelho social, inspira-os”. Além disso, “muitos jovens conseguem distinguir aspectos positivos e negativos: sabem que é bom a igreja servir o povo e que a vida nas cidades, vilas e aldeias pode ser bastante árdua”.
O Bispo recorda o exemplo do Beato Omelian Kovch, um padre diocesano ucraniano que ajudou o povo judeu durante a ocupação nazi e que foi morto no Campo de Concentração de Majdanek, nos arredores de Lublin (Polónia) em 1944. D. Pryriz indica: “A sua familia tentou a sua libertação, mas ele escreveu para eles pedindo a que não se preocupassem. Permaneceu com o povo judeu e morreu com eles”.
O Rev. Sr, Bispo acrescenta que a Igreja Católica dá um exemplo de serviço e sofrimento. E que o clero deve mostrar às pessoas esse grande exemplo. Além disso, agradece à Igreja à ajuda que sofre o seu apoio, de modo a que a Igreja Ucraniana adquirisse um novo fulgor, após a queda do comunismo.
Neste momento esta agência católica está a apoiar 86 seminaristas diocesanos e 287 padres. Por isso, D. Pryriz agradece: “Estamos extremamente gratos às pessoas que compreendem a importância de uma vocação presbiteral no mundo contemporâneo e que nos abençoam com sustento material para a formação das nossas vocações. Convosco construimos o templo de almas humanas, cuja grandeza depende unicamente da sinceridade dos esforços de cada um, executados de acordo com as suas capacidades pessoais.”ZENIT

Comentários

Mensagens populares