LIBIA DIREITOS HUMANOS: África acusa OTAN de violar lei humanitária

A OTAN é responsável pela morte de "centenas de milhares" de pessoas: a denúncia está contida no relatório do Parlamento Pan-Africano, que acusou a Aliança Atlântica; também bloquearam a entrega de alimentos, medicamentos e outra ajuda humanitária à população civil.
"A OTAN ultrapassou o objectivo inicial da protecção de civis previstas pela resolução 2011/1973 do Conselho de segurança das Nações Unidas, um facto que tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas".
De acordo com o relatório, elaborado por uma Comissão de especialistas que visitaram a Líbia vários meses atrás, os navios da Aliança Atlântica têm "cargas de alimentos, medicamentos, combustíveis e outros produtos essenciais isentos do embargo das Nações Unidas" contra a Líbia.
O Parlamento Pan-Africano é um órgão reconhecido pela União Africana que tem apenas poderes consultivos. O relatório sobre a Líbia foi aprovado ontem, enquanto da cidade mediterrânica de Sirte continuou a ser relatos de confrontos entre combatentes do Conselho Nacional de transição e as últimas unidades leais ao Coronel Muammar al-Gaddafi. De acordo com o árabe "Al Jazeera" ontem os bombardeios da OTAN atingiram vários alvos na cidade. Misna 14.10.2011

Comentários

Mensagens populares