JESUS CRISTO Risco, insegurança e conflito na sua vida

Jesus enviado do Pai, veio para o meio dos seus, mas os seus não o receberam, diz São João 1, 10-11.
Quando vão recensear-se à cidade de David, não encontram lugar para eles na estalagem (Lc 2, 7) e vão para uma gruta, em Belém, que servia de recolha para os rebanhos, e aí Maria vai ser mãe, dando à luz o salvador, na pobreza material, mas no aconchego de corações cheios de amor.
Ainda bebé tem de fugir para o Egipto (Mt 2, 13) porque sua vida corre perigo, já é perseguido.
Passa por situações de medo com Arquelau, nas tentações, na prisão de João (Mt 4, 2)
Querem despenhá-lo, e não tem sequer uma pedra para reclinar a cabeça (Mt 8, 20).
Pedem-lhe que saia do seu território (Mt 8, 34) e planeiam maneira de acabar com ele. É desprezado na sua aldeia (Mt 13, 57). Chamam-lhe “comilão e bêbado” (Mt 11,19), é incompreendido por Pedro, e tratam-no como transtornado, maluco (Mc 3, 21). Não o querem receber, acusam-no, é ameaçado por Herodes, murmuram fortemente contra ele e querem matá-lo. (Lc 19, 47)
Judas atraiçoa-o, prediz a sua paixão, e assinala aos discípulos: “odiar-vos-ão por minha causa…(Mt 24, 9). Perante a traição de Judas entra em angustia, depois é abandonado e fogem todos. Até Pedro o nega (Mt 26, 74). Acusam-no de impostor, querem apedrejá-lo (Jo 8, 59), é acusado de blasfemo, e tomam a decisão de matá-lo (Jo 11, 53). Levam ordens para o prender, entra em abatimento, sente o ódio e a perseguição, experimentou pessoalmente o sofrimento e aprendeu a obedecer através dele acabando pregado numa cruz. In Enrique Martinez Lozano, recuperar a Jesus p. 32

Comentários

Mensagens populares