LIBIA CONFRONTOS: alta tensão não só em Sirte e Bani Walid

Permanece alta a tensão na Líbia durante os combates em duas cidades em parte ainda sob o controle das forças leais ao Coronel Muammar al-Gaddafi e o perigo de novos focos de violência confirmou-se nos  confrontos que ocorreram em Trípoli sexta-feira.
"Nas ruas" – diz o Padre Amado Baranquel da MISNA, um missionário franciscano que vive em Tripoli - desfilam todos os dias procissões de funeral para quem foi morto em Sirte, combatentes do Conselho Nacional de transição, mas também civis".
Confrontos e atentados à bomba continuam em Sirte o berço da Gaddafi, com vista para o mar Mediterrâneo e em Bani Walid, cerca de 170 quilômetros a leste da capital. De acordo com o árabe "Al Jazira" em  Sirte homens do Coronel controlam uma extensa área a poucos quilómetros, mas resistem ao bombardeio. A situação permanece incerta mesmo em Bani Walid, onde os oficiais do Conselho Nacional de transição relataram que uma profunda ofensiva contra as forças da Gaddafi começou ontem.
Na sexta-feira em Abu Salim, Trípoli apoiantes de Kadafi mantiveram durante horas confrontos com as forças do Conselho Nacional de transição. "No fim de semana, houve nova violência," disse o Padre Baranquel – mas com todas estas armas ao redor tudo pode acontecer". Msna 17 10. 2011

Comentários

Mensagens populares