MEDIO ORIENTE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS: Onu denuncia violência dos colnos israelitas na Cisjordânia.

Um apelo a intervir para impedir ataques por colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia e para investigar abusos cometidos pelo exército e impor o direito internacional foi abordado hoje pela alta comissária da ONU para os direitos humanos (ACNUR) para o Governo israelita.
Numa nota à imprensa, a ACNUR abordou a questão da aldeia de Qusra, perto de Nablus, no norte da Cisjordânia: "Qusra – lei – foi atacado por colonos pelo menos seis vezes nas últimas seis semanas. Os ataques tomaram formas diferentes e são emblemáticos do fenômeno da violência dos colonos em toda a Cisjordânia. Em Qusra, ainda diz ACNUR, um civil foi morto, e foram cortadas 200 árvores com graves prejuízos económicos para quatro famílias palestinas, dois menores foram presos, espancados e humilhados por soldados antes de ser libertados."
O secretário-geral da ONU vê como os líderes da autoridade nacional Palestina (ANP) estão envolvidos na diplomacia para apoiar o pedido feito às Nações Unidas a 23 de Setembro passado para reconhecer a Palestina como um Estado em todos os aspectos. Ainda hoje, o Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, será recebido em Caracas, tendo sido já na vizinha Colômbia. Também está prevista uma reunião com o Presidente francês Nicolas Sarkozy. 11.10.2011

Comentários

Mensagens populares