FILIPINAS PIME: Missionário assassinado

Realizar-se em 25 de outubro em Kidapawan em Mindanao, o funeral do Padre Fausto Tentorium, missionário do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME), assassinado ontem de manhã por um estranho à saída da casa paroquial de Arakan, onde residia na província de Cotabato. Segundo foi relatado à MISNA o Padre Mark Tardiff, Assistente geral da direcção do PIME, disse que o Superior geral do Instituto, Padre Gian Battista Zanchi, actualmente de visita ao Japão, estará presente no funeral do irmão. O corpo do Padre Fausto – apelidado de "Pops Tatay" por seus paroquianos – agora está em Arakan e nos próximos dias será levado para Columbio, onde o missionário tinha trabalhado longo tempo.
Permanecem desconhecidos o autor do crime e a razão exacta para a sua morte.Num comunicado de imprensa da MISNA, o Pime confirma que um desconhecido atirou várias vezes sobre o Padre Tentorium quando ele estava prestes a subir para o carro em frente da paróquia. O assassino fugiu numa moto guiada por um cúmplice.
"Nenhum dos nossos missionários do Pime está ansioso por se fazer herói, mas todos nós queremos ser fiéis à nossa vocação missionária" lê-se numa declaração assinada pelo Padre Tentorium Cerebelli: "grato a Deus pelo grande dom da vocação missionária, estão conscientes de que ela implica a possibilidade de estarem envolvidos em situações de risco grave para a saúde e segurança pessoal devido a epidemias, seqüestros, assaltos e guerras, até a possibilidade de uma morte violenta. Estamos nas mãos de Deus, e ofereço minha vida a Cristo e a difusão do seu Reino”. "
"Neste momento de dor queremos expressar gratidão a todos aqueles que testemunharam a sua proximidade com a Comunidade do PIME nas Filipinas e a todo o Instituto, através do nosso superior geral. Oramos, e convidamos a todos a orar pelo Padre Fausto Tentori e por todos os afectados por este caso doloroso: sua família, a Igreja e o povo de Mindanao, que Padre Tentorium serviu e amou com dedicação total; a Comunidade Pime Filipinas, mais uma vez impressionada com a morte violenta de um irmão.”
Padre Fausto nasceu em Santa Maria de Birmingham, na província de Lecco, em 1952. foi ordenado sacerdote em 1977 e,  em 1978 partiu para as Filipinas Em 1980 foi para a Diocese de Kidapawan, para Columbio e a partir de 1986 para Arakan. Em Columbio envolveu-se com as comunidades indígenas, enquanto ia também trabalhando com os cristãos. Em 1990 decidiu envolver-se em tempo integral com a área tribal, Manobo, cerca de 20.000 pessoas em risco de extinção.
Desde 1955, com a chegada dos primeiros colonos, essas populações tinham sido roubadas em milhares de hectares de floresta, seu habitat natural. O desaparecimento da terra teria levado também o desaparecimento das tribos. Com a ajuda das Cei, algumas ONGs e agências governamentais, tudo fez nos últimos anos para garantir que o governo reconhecesse a prioridade tribal sobre as terras ancestrais. O trabalho foi continuado com a criação de cooperativas agrícolas, educação para a saúde e alfabetização. Nos últimos tempos o missionário também estava envolvido na luta contra a propagação da indústria de mineração, outra destruição dos povos indígenas. Para isso sua actividade para a última, pai Fausto já tinha sido objecto de ameaças e tinha escapado para outras emboscadas. Misna 18 10 2011 - 15:23

Comentários

Mensagens populares