ANGOLA ESPIRITANOS: queixam-se de barreiras para entrar no país

Angola não recebe novos Missionários Espiritanos devido às barreiras impostas na obtenção de vistos de entrada e permanência no país.
A Congregação manifestou o seu desagrado no encontro dos seus Superiores Provinciais, realizado recentemente em Roma, Itália.
Mais de 20 representantes de vários continentes teceram críticas ao país lusófono, maioritariamente católico.
“Levantaram essa situação, apontaram-me o dedo, infelizmente” –disse á Ecclesia o Padre Maurício Camuto.
O Superior Provincial dos Espiritanos foi confrontado com as dificuldades na obtenção de vistos de entrada e permanência de missionários da Congregação no país.
O encontro transmitiu ao representante angolano que “muitos missionários desistem de vir ao país porque não conseguem visto para ficarem oficialmente em Angola”.
De acordo com o Sacerdote, “ a situação vai ser detalhadamente apresentada em Dezembro próximo”, por ocasião da visita de Conselheiros Gerais dos Espiritanos.
A Congregação precisa levar para Angola missionários capazes de dar o seu contributo á recuperação de obras destruídas ou abandonadas durante o conflito armado, uma pretensão que tem sido difícil de concretizar, devido as razões apontadas.
Apesar disso, “a congregação em si tem muito em conta a província de Angola. Fomos bastante apreciados em Roma” – sublinhou o Padre Maurício Camuto.
Depois de Roma o Superior dos Padres Espritanos deslocou-se a Portugal e França para visitar os antigos confrades que já trabalharam em Angola e os missionários angolanos a trabalhar e a estudar naqueles países europeus. O APOSTOLADO 04.10.2011

Comentários

Mensagens populares