GONDOMAR JOVIM: viveu semana missionária

A paróquia de Santa Cruz de Jovim viveu a sua semana missionária entre 17 e 23 de Outubro com o tema: família e juventude em missão,coordenada pelos missionários da Boa Nova e organizada pelo mais recente grupo paroquial missionário “Nova Esperança”. Contou com o apoio do seu pároco Pe. Abílio Rodrigues.
Os missionários foram recebidos de manhã  por elementos do grupo missionário “Nova Esperança” e pelo
pároco Pe. Abílio, na igreja paroquial, seguindo-se uma visita pelos lugares desta paróquia a fim de os missionários ficarem a conhecer-nos melhor, as nossas escolas, colectividades e a capela da Senhora das Neves
em Atães, entre outros. À tarde foi a vez de se iniciar a visita aos doentes nas suas casas, confessando, dando a Santa Unção e a comunhão.
À noite, na igreja, foi rezado o terço missionário, seguindo-se a Eucaristia, cujo tema foi “paróquia em missão”, concelebrada pelos missionários da Boa Nova.
No dia 18: visita aos doentes que se prolongou pela tarde, tendo sido estas visitas efectuadas pelo Pe.Luís Vieira e Pe. Anisberto Bonfim acompanhados por ministros extraordinários da comunhão e elementos do grupo missionário de Jovim.
À noite tivemos o terço missionário e Eucaristia com novo tema “catequistas em missão” sendo a Eucaristia presidida pelo Pe. Anisberto Bonfim que animou e cantou tocando com a sua viola, em dia de seu aniversário.
No terceiro dia de missão (19 de Outubro) o tema foi “família em missão”. Durante o dia continuou-se a visita, e ao fim da tarde tivemos adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja, em queparticiparam elementos de vários grupos paroquiais e à noite terminámos o dia com Eucaristia a que presidiu o Pe. Luís Vieira que nos alegrou com os seus cânticos e a viola a acompanhar. Nesta eucaristia foi efectuada uma bênção às famílias e aos casais presentes.
Ao quarto dia (20 de Outubro) visitaram-se mais doentes do que estava previsto e outros que foram
surgindo de novo.
À noite rezou-se o terço missionário com o apoio do grupo “Legião de Maria”, seguindo-se Eucaristia cujo tema era “comunidade em missão”, sendo que a comunidade respondeu ao apelo do seu pároco que os convidou à missão.
No quinto dia ( 21 de Outubro) a missão continuou com entusiasmo e alegria, após visita aos doentes durante o dia nos seus lares. Os missionários da Boa Nova celebraram connosco o dia dedicado aos “jovens em missão” com terço e eucaristia a que presidiu o padre Anisberto Bonfim. A animação foi realizada pelo grupo de jovens JoviMaisAlém.
O sábado ( 22 de Outubro), foi dedicado aos grupos de catequese(1º anos ao 10ºano de catequese) que são cerca de 240 (Infância / Adolescência) onde os padres Anisberto e Luís Vieira e o Eugénio Perregil animaram a catequese e o contacto com todos os catequistas e jovens. Ao fim da tarde na igreja, tivemos a eucaristia vespertinaonde participaram todos os grupos de catequese. À noite houve ainda um“concerto de louvor” na igreja com o padre Luís Vieira que cantou, rezou e tocou viola e harmónica de boca, encantando  a assembleia presente que não se cansou de o aplaudir durante cerca de uma hora e meia a cantar cânticos religiosos.
Por fim, no 23 de Outubro,  domingo, “dia mundial das missões”, os missionários da Boa Nova celebraram pela manhã a eucaristia na capela de Nossa Senhora das Neves animada pelo grupo coral e presidida pelo padre Anisberto.
Na igreja paroquial a eucaristia foi animada pelo grupo coral da missa de domingo  (Cruz) e presidiu o padre Luís Vieira. À tarde no espaço do recinto/bar das festas de Santa Cruz, foi rezado o terço missionário
às 15horas pelo padre Anisberto e seguiu-se a eucaristia que foi presidida pelo padre Tomás Borges e tendo como concelebrada pelo,  padre Abílio Rodrigues (pároco de Jovim), padre Luís Vieira e o Padre Anisberto, acólitos e esta eucaristia foi animada pelo grupo coral de nossa Senhora das  Neves. Durante a eucaristia, houve lugar, após a homília, para administrar o sacramento da unção dos doentes e alguns idosos, sendo também apresentado e oficializado a esta comunidade o novo grupo missionário desta paróquia designado por “Nova Esperança”.
Terminada a eucaristia, houve animação com Rancho Folclórico de Santa Cruz de Jovim que fez uma brilhante actuação. Cantaram também o grupo da “Legião de Maria” e encerrou esta parte musical o Pe. Luís Vieira com a sua viola e as suas maravilhosas canções. Seguiu-se um lanche de convívio, a encerrar o dia mundial das missões. Os paroquianos de Jovim, estão felizes e contentes por terem tido esta oportunidade de viver uma semana missionária sendo missionários cá, porque não é só missionário aquele que parte, mas também aquele que faz missão aqui, no lugar, na família, no seu trabalho no dia a dia, ou com os vizinhos. O grupo paroquial missionário “Nova Esperança” agradece aos missionários da Boa Nova que têm carisma de missão, a oportunidade que nos deram de com eles nos aperfeiçoar nos caminhos da missão e nos terem ajudado a crescer na fé, ao longo de todos estes dias da semana missionária. Por último um agradecimento especial ao nosso pároco, padre Abílio por nos ter proporcionado esta oportunidade . Missão é partir. Missão é agir. Ide e anunciai a boa nova.
Manuel Freitas
Grupo Missionário paroquial “Nova Esperança”
Jovim

Comentários

Mensagens populares