BANGLADESH Islamitas confrontam-se com a polícia


Pessoal de segurança do Bangladesh patrulha em frente à 
 mesquita Baitul Mukarram em Dhaka, Bangladesh, 
depois que os manifestantes continuaram a confronto 
com a polícia. Fonte:AP
O número de pessoas mortas em confrontos em Bangladesh, sobre a condenação de líderes islâmicos por crimes de guerra subiu para 53.
Duas pessoas foram mortas depois de centenas de apoiantes pró-governo e seguidores do partido Jamaat-e-Islami rival lutarem com paus em dois distritos do Norte de Gaibandha e Chapainawabganj, disse o chefe da polícia.
A polícia também disparou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes Jamaat na capital Dhaka. Na quinta-feira, a violência deflagrou em todo o país, depois de o vice-presidente do Jamaat ser condenado à morte por assassinato, perseguição religiosa e estupro durante a guerra de independência de 1971.
O pregador Gisele Hossain Sayedee, 73 anos, foi a terceira pessoa a ser condenado por um tribunal de crimes de guerra. Pelo menos 35 pessoas foram mortas na agitação de quinta-feira.
Vinte e três dos mortos na quinta-feira foram mortos a tiro depois a polícia abriu fogo contra milhares de furiosos adeptos do Jamaat que atacaram os aplicadores da lei, com paus e pedras. Segundo Kamal Sultana, chefe de direitos do grupo Ain O Salish Kendra, foi o pior dia político da violência desde que a independência foi conquistada do Paquistão em 1971.
Assassinatos de sexta-feira trouxeram o número total de mortos desde que o tribunal entregou seu primeiro veredicto em 21 de Janeiro para 53, informou a polícia.
Jamaat, que rejeitou o veredicto do Tribunal como politicamente motivado, colocou o número de mortos da violência de quinta-feira em 50, dizendo que seus adeptos "inocentes" foram mortos a tiro por policias “como pássaros".
A segurança foi apertada em volta de milhares de mesquitas em todo o país de maioria muçulmana  numa sexta feira dia de oração semanal.. A polícia proibiu uma série de manifestações previstas em vários pontos de conflito enquanto na maior Mesquita do país, Baitul Mokarram, foram bloqueado alguns de seus portões para limitar os números.
A segurança foi reforçada em cidades e templos hindus, e casas e locais de cultos foram incendiados e vandalizados por islamitas em distritos do Sul Noakhali e Chittagong, matando um homem Hindu, disse a polícia. Grupos de direitos dizem que seus procedimentos legais ficarem aquém das normas internacionais.
O governo rejeita as acusações, dizendo que o tribunal é independente e os julgamentos são justos e necessários para curar as feridas da guerra: diz que custou 3 milhões de vidas. Ele acusa líderes do Jamaat  de fazerem parte de milícias pro-Pakistani culpado por grande parte da carnificina de 1971. Estimativas independentes colocam o número de mortes de guerra entre 300.000 e 500.000. AP /1 de março de 2013



Comentários

Mensagens populares