MOÇAMBIQUE Confrontos entre a polícia e antigos combatentes



Muxunguè
Pelo menos quatro pessoas e 16 feridos é o resultado de confrontos que ocorreram hoje numa cidade no centro de Moçambique entre a polícia e antigos combatentes de um grupo de rebeldes: as fontes da MISNA no local, segundo a qual os actos de violência estão alimentando tensão e medo na população.
"As pessoas estão em estado de alarme, as lojas estão fechadas e muitas pessoas estão abandonando Múxunguè – dizem – fontes para o medo poi podem obter reforços da resistência nacional moçambicana (Renamo)". A referência é para um grupo de rebeldes que se transformou o partido de oposição após o fim da guerra civil, há 20 anos. Um grupo, dizem as fontes, que há algumas semanas na província de Sofala criou um campo de treino, onde são realizadas reuniões e treino militar.
De acordo com as informações recolhidas pela MISNA, hoje perderam a vida quatro membros das forças de segurança. Foram mortos durante um assalto dos antigos rebeldes a um quartel militar, lançado depois de a polícia ter prendido alguns dos seus camaradas.
A Renamo é uma força agora à margem da vida política nacional, de 20 anos, dominado pela frente de libertação de Moçambique (Frelimo). Nos últimos meses, no entanto, foram diferentes as posições dos ex-rebeldes que temiam um aumento da tensão em áreas onde historicamente mais estão radicadas. As fontes da MISNA dizem que "o fantasma da guerra civil permanece vivo", mas, ao mesmo tempo, expressam a esperança de que a situação "pode regressar à normalidade". MISNA 05.04.13

Comentários

Mensagens populares