O mundo podia ser diferente?!




1.Depois de ler o artigo de Anselmo Borges questionei-me: afinal as leis e normas e regras são boas e os homens são maus, como dizia Gandhi a respeito dos cristãos. Com efeito na Inglaterra, nos inícios do século XVII, foi muito divulgada a "regra de ouro" (golden rule), com duas formulações, uma negativa: "não faças aos outros o que não quererias que te fizessem a ti", e outra positiva: "trata os outros como quererias ser tratado".
É de notar que ela se encontra em todas as áreas culturais e religiosas do mundo.
Na China, com Confúcio, talvez o primeiro a formulá." -la: "O que não queres que te façam não o faças aos outros”.
No judaísmo: "Não faças a outrem o que não desejas que te façam a ti

2.No cristianismo: "Tudo o que quereis que os homens façam por vós, fazei-o igualmente por eles: eis a Lei e os profetas."
Martinho Lutero: "Não há ninguém que não sinta e não tenha de reconhecer que é justo e verdadeiro o que diz a lei natural: o que queres que te seja feito e poupado, fá-lo e poupa-o aos outros”.
O reconhecimento do outro humano pode ser considerado como "um dado cultural universal, o fundamento de uma verdadeira 'lei natural'". A sua base está na empatia, na capacidade de eu me colocar no lugar do outro, como que sentindo as consequências da minha acção sobre ele. Mas a ética propriamente dita começa, quando se vai para lá da simpatia e se alarga o círculo do humano ao que me não é próximo nem simpático.
Como não seria o mundo regido por esta regra de ouro! Na verdade seria um mundo totalmente diferente!

Comentários

Mensagens populares