VIETNAME Líder de Igreja morre sob custódia da polícia


VIETNAME    Líder de Igreja morre sob custódia da polícia
 
Van Ngaij Vaj, seu colrpo apresentava sinais de tortura,
diz grupo de direitos humanos.

Mike MacLachlan, Londres
2013-04-03 12:11:53

Um líder de Igreja morreu sob custódia da polícia no Vietname, diz a organização de direitos em todo o mundo cristão(CSW).
Fotografias tiradas logo após a morte de Vam Ngaij Vaj mostram "contusão grave e sangrenta" em suas costas e pescoço, disse um comunicado da CSW.
"CSW exorta o Governo vietnamita para investigar plenamente as circunstâncias, tendo em conta os sinais de que foi torturado,", disse o executivo-chefe do grupo, Mervyn Thomas.
Vasconcelos, um ancião de uma igreja filiada oficialmente à Evangélica Igreja do Vietname (Sul) e um membro da minoria Hmong, foi preso por "destruir a floresta", ao limpar a escova de seu campo com sua esposa, CSW disse.
Foi preso em 16 de março e morreu apenas um dia mais tarde. Policiais afirmam que ele tinha acidentalmente colocado a mão numa tomada eléctrica, disse CSW. Mas o site nos Morningstar notícias citado por um líder local do Hmong ele pode ter sido eletrocutado como batido.
O incidente ocorreu na província de Dak Nong no Planalto Central e CSW disse que há fontes que relatam que a acusação de destruir a floresta é usada para intimidar os cristãos locais, muitos dos quais fugiram para a área mais norte para escapar da perseguição religiosa.
Ele diz que recebeu relatórios no mês passado de assédio e intimidação pelas autoridades locais e "bandidos trabalhando com eles."
222 palavras

Comentários

Mensagens populares