CREIO em Deus Pai de misericórdia por Pe. DÁRIO PEDROSO*

Filho pródigo

Sem dúvida que o rasgo mais belo que Jesus nos apresenta do Pai é a sua misericórdia. Conta-nos a célebre parábola do Pai do pródigo (Lc 15, 11-32) para nos fazer conhecer melhor a delicadeza, a sensibilidade, o carinho, a ternura do Pai de misericórdia. Entenderemos melhor a parábola se soubermos que a misericórdia significa o coração debruçado sobre a miséria. Debruçado não para ralhar, castigar, ofender, magoar, mas para, como diz a parábola, beijar, abraçar, fazer festa. Algo parecido se passa na parábola do Bom Pastor que se debruça até ao chão para apanhar a sua ovelha perdida e a coloca aos ombros, para a levar para casa com carinho e ternura, chamar os amigos e vizinhos e fazer uma festa pois encontrou a sua “querida” ovelha. O Pai, connosco, faz o mesmo. Corre ao nosso encontro, beija, abraça, manda matar o vitelo gordo, há festa, há música e dança, pois o filho perdido encontrou-se, estava como morto e reviveu, aproximou-se de casa, pediu perdão, vem com vontade de reconciliação. E o amor do Pai, porque o filho, apesar de pecador, não deixa de ser filho, acolhe-o com divina misericórdia.
Este perdão divino, esta misericórdia não só perdoa mas alegra-se em perdoar. A alegria do perdão é um rasgo divino que precisamos de meditar e assimilar. Contemplar a alegria de Deus Pai, rezar a sua alegria quando nos beija e abraça, quando nos acolhe, quando nos faz festa. Um perdão alegre, uma contínua festa, um perdão repassado de carinho e ternura. Mas precisamos ainda de meditar outra faceta da misericórdia, que é graça que não só perdoa mas cura. A graça é medicinal, vai curando os nossos males, as nossas feridas, as nossas mazelas, os nossos traumas. Vai-nos restaurando por dentro, revitalizando, cristificando, transfigurando. O perdão vai curando não só o pecado que fizemos, mas o nosso próprio ser pecador. Homens e mulheres curados pela misericórdia de Deus, que liberta e salva, que cura e transforma.  * em A ORDEM 4.04.13, P.7

Comentários

Mensagens populares