FILIPINAS mais derramamento de sangue

Um ferido

Homens armados atacaram um comício na quinta-feira, matando 13 pessoas, incluindo a filha e a neta do prefeito da cidade, e ferindo outras 10 no ataque na província de Mindanao Lanao del Norte.
A emboscada foi feita por "supostos candidatos políticos rivais", disse o comandante da infantaria Brig-Gen Daniel Lucero e vem apenas algumas semanas antes das Filipinas irem às urnas para eleições de meio de mandato.
O Prefeito Abdul Malik Manamparan de Nunungan cidade que estava a caminho de um comício político numa vila próxima, quando ocorreu o incidente, disse Lucero.
Cerca de 15 homens armados realizaram o ataque, de acordo com relatórios.
Além de sua filha, Adnanie, Manamparan perdeu dois outros parentes com outros dois feridos.Manamparan estava se recuperando no hospital com um problema de estilhaços na cabeça.
O ataque de quinta-feira foi o mais violento ainda de uma temporada de campanha nas Filipinas.  O ambiente está a tornar rapidamente tão sangrento como o do ano passado.
No domingo, os rebeldes do Exército de comunistas Novas Pessoas emboscaram o comboio do prefeito Ruthie Guingona, ferindo-a e matando duas escoltas policiais na Cidade Gingoog em Mindanao. Guingona é a esposa do ex-vice-presidente Teofisto Guingona e mãe do senador Teofisto Guingona.
Um batalhão de fuzileiros foi implantado na província de Misamis Oriental na quinta-feira, em resposta ao convite do senador para as tropas adicionais  numatentativa de garantir eleições pacíficas na área.
As autoridades proibiram a 150 dias o porte de armas fora das residências durante o período eleitoral, e com pessoal da polícia e do Exército destacados para reforçar as medidas em pontos quentes notáveis, especialmente na irrequieta Mindanao.
Em 2009, 58 pessoas, incluindo 32 trabalhadores da mídia, foram mortos por mais de 100 homens armados num massacre atribuído a rivalidade política entre dois clãs poderosos na província de Maguindanao, em Mindanao.  UKANEWS 26 de abril de 2013

Comentários

Mensagens populares