IGREJA reforma da Igreja e da Cúria romana



Passado um mês da sua eleição para o Ministério Petrino, Papa Francisco deu hoje a conhecer algo do que esperávamos, enfrentando um dos maiores desafios postos à Igreja pelo Vaticano II. Talvez um pouco contra a corrente que seguíamos, foi notícia, e uma forte indicação do que vai ser o seu Governo da Igreja.
Anunciou a criação de um grupo de oito cardeais para pensar com ele pensar nos pormenores da  Reforma no Governo da Igreja, e da Cúria em particular, reforma  que passará frontalmente pela renovação de todas as estruturas que possibilitem, ou facilitem, a Colegialidade de que tanto se tem falado desde o Concílio Vaticano II. Os Cardeais nomeados, no dia 14,  reunirão-se-ão em Roma com o Papa Francisco,em Outubro São provenienentes dos cinco contines: 2 da Europa, 2 da América Latina, 1 da norte-americano, 1 africano , 1 da Austrália e o secretário que é Bispo de Albano, diocese vizinha de Roma. Por países: 1 italiano, 1 do Chile, 1 da Índia, 1 da Alemanha, 1 da R.D. Congo, 1 dos Estados Unidos, 1 da Austrália,  1 das Honduras, nomeado Presidente. O Secretariado da mesma estará a cargo de S. E. Mons. Marcello Semeraro, Bispo de Albano, Diocese vizinha de Roma. A primeira reunião está marcada para os dias 1-3 de Outubro de 2013, em Roma. A Santa Sé informou que o Santo Padre está já em contacto directo com os Cardeais nomeados para a tarefa de o assistirem na revisão profunda das actuais estruturas centrais de governo na Igreja.
Fico feliz com a constatação de uma determinação que o Papa Francisco à Igreja e ao mundo acaba de manifestar: trabalhar com método, trabalhar com o auxílio de outrem, trabalhar a fundo para levar por diante a Reforma que esta Igreja que é de Cristo, tão bela e ao mesmo tempo sempre tão carente de perdão e misericórdia, de discernimento e reforma, hoje, como sempre ao longo da sua história, necessita e merece.
Duas coisas essenciais: inteligência, por um lado e real capacidade de acção, por outro.

Comentários

Mensagens populares