URUGUAI a fé de ateus em crise

José Mujica e Hugo Chávez, Presidentes do Uruguai e da Venezuela
Chávez faleceu no dia 06 de Março de 2013.

Sempre ouvi dizer que nos momentos de aflição todos gritam por Deus e só são ateus os que não precisam dele.
Confirma isto mesmo o que se passou com o presidente do Uruguai. A precária saúde do  presidente Hugo Chávez conseguiu no passado di 13 de Dezembro o que muitos uruguaios consideram um milagre: levar o presidente do seu país, José Mujica, ateu confesso, à missa para pedir a recuperação do sue amigo venezuelano.
Perante o olhar atento da imprensa do país sul-americano, considerado o mais laico do continente e onde a separação entre Igreja e Estado é cumprida com todo o rigor, o veterano Mujica, um ex-guerrilheiro de 77 anos, pouco dado a cerimónias e protocolos, apresentou-se na igreja dos Franciscanos Conventuais de Montevideo para acompanhar as orações pela saúde de Chávez.
O templo estava repleto e junto aos habituais paroquianos estava também a esposa de Mujica, a senadora Lucía Topolansky, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Almagro, e do Trabalho, Eduardo Brenta.
Mujica acompanhou a cerimónia atentamente no primeiro banco junto com o embaixador venezuelano no Uruguai, Julio Chirinos, e chegou até mesmo a benzer-se a quando o Padre na Eucaristia.
«Estou ficando velho e não sei se me estou a aproximar de Deus ou não. Não sou crente. Dentro do meu coração ainda não posso ou não sei crer. Mas eu sei que Chávez acredita. Não encontrei outra opção do que fazer uma coisa destas para praticar um pouco de solidariedade num momento difícil para ele», disse o presidente aos jornalistas.
O próprio Hugo Chávez que tanto mal disse dos bispos da Venezuela e do próprio Papa, logo após a doença mudou completamente de atitude e passou a dar testemunho público da sua fé e do seu respeito para com as autoridades católicas. (NB)

Comentários

Mensagens populares