VIETNAME morte de líder cristão na cadeia

Hoang Van Ngai

Há suspeitas sobre a morte do líder cristão da Igreja Evangélica vietnamita Hoang Van Ngai (também conhecido como Vam Ngaij Vasconcelos), que morreu no dia 17 de março, enquanto estava sob custódia da polícia no distrito de Dak Glong, província de Dak Nong.
Segundo a Agência Fides, a versão oficial fornecida pelos agentes é "suicídio através de choque eléctrico" que a família da vítima rejeitou fortemente, afirmando que o homem morreu como resultado de espancamentos e tortura.
De acordo com familiares, na Ngai esposa e cunhada foram presas no dia 14 de março, por razões ainda pouco claras, sem qualquer mandado de captura. Ngai e seu irmão mais velho Hoang Van Pa foram levados para a cadeia, no dia seguinte e foram detidos em células contíguas. No dia 17 de março, irmão do Ngai ouviu rumores de violento espancamento no telemóvel do seu irmão. Quando a polícia titou Ngai para fora da sua cela, "ele estava completamente sem vida, como morto, com marcas roxas na sua garganta," diz o seu irmão, testemunha ocular. No dia seguinte, a polícia anunciou a morte, dizendo que o homem tinha "voluntariamente colocado os dedos numa tomada de corrente eléctrica."
Conforme relatado à Agência Fides, a ONG "Christian Solidariedade Mundial" (CSW), Ngai, de 38 anos, pertencia a uma denominação cristã reconhecida legalmente no país, "a Igreja Evangélica do Vietname do Sul," do grupo étnico de Hmong, conhecido por ser impopular às autoridades vietnamitas. Fontes da Fides recordam-no como "uma corajosa e compassiva pessoa que ajudou os necessitados." Ngai tinha inimigos entre os oficiais do governo, porque ele tinha várias vezes levantado sua voz contra o abuso de poder e recusou-se a pagar subornos.
·         Sua família rejeita fortemente a teoria do suicídio, apontando que mais de 300 testemunhas viram o corpo na Ngai "com contusões, cortes profundos e crânio quebrado", e membros da família não sabiam que a autópsia tinha sido realizada. E por isso foi apresentada uma carta ao chefe da polícia de Dak Nong, exigindo uma investigação minuciosa do caso e punição dos responsáveis pela morte. De acordo com o CSW "a vítima pode ter morrido em conseqüência de tortura enquanto sob custódia da polícia. Apelamos para uma investigação séria e medidas para garantir o direito à liberdade religiosa, a fim de evitar futuras violações contra crentes." UKANEWS 12 de abril de 2013

Comentários

Mensagens populares