O horizonte de Deus por ARMANDO SOARES


No dia 5 de Agosto de 2012, em Caslgandolfo, Bento XVI lembrou aos peregrinos para a recitação do Angelus que nós não podemos deter-nos no horizonte meramente humano mas devemos abrir-nos aos horizontes de Deus, ao horizonte da fé. O Papa reafirmou mais uma vez a necessidade de pôr Jesus no centro da vida do homem, de modo a superar angústias e incertezas que nascem de uma concepção puramente material da vida. O horizonte do homem não pode ficar fechado nas preocupações do  «comer, do vestir-se e da carreira». Pelo contrário, deve abrir-se à dimensão do «alimento que perdura para a vida eterna», e que no meio de dias carregados de ocupações e problemas ou de «repouso e distensão» nos empurram para reforçar a fé «naquele que é o pão da vida».
Depois da multiplicação dos pães, a multidão tinha procurado fazer de Jesus um rei, mas Jesus retirou-se, primeiro no Monte com Deus, com o Pai, e depois em Cafarnaúm. Começou a procurá-lo pois não o encontrava. Subiu para os barcos e foi encontrá-lo na outra margem do lago. Mas Jesus sabia bem o motivo de tanto entusiasmo em segui-lo. Vós procurais-me não porque vistes os milagres, mas porque «comestes os pães e ficastes fartos» (v. 26). Jesus deseja que a multidão  vá além das satisfações imediatas das necessidades materiais e chegue a um alimento que não perece, que é importante procurar e receber. Afirma: «Trabalhai, não pelo alimento que perece, mas por aquele que dura até à vida eterna, que o Filho do Homem vos dará» (v. 27).
À pergunta: «Que demos fazer para obter a continuação deste milagre – que obras de Deus devemos fazer» , a resposta de Jesus é clara: «A obra de Deus é esta: que acrediteis naquele que Ele enviou» (v. 29). O que dá sentido firme ao caminho por vezes difícil da vida é a fé em Jesus, o encontro com Cristo.
Podemos perguntar a Jesus: “Que devemos fazer para ter a vida eterna?» E Jesus nos diz: «Acreditai em mim». A fé é o elemento fundamental. Não se trata aqui de seguir uma ideia ou um programa mas de encontrar Jesus como uma Pessoa viva, de se deixar comprometer totalmente por Ele e pelo seu Evangelho. Jesus convida a não se limitar ao horizonte puramente humano e a abrir-se ao horizonte de Deus, ao horizonte da fé. Ele exige uma única obra: aceitar o plano de Deus, ou seja, «acreditar naquele que Ele enviou» (v. 29).
Nos dias que são para nós repletos de ocupações e de problemas, mas também no dias de descanso e de lazer, o Senhor nos convida a não esquecer que se é necessário preocupar-nos pelo pão material e retemperar as forças, é ainda mais fundamental estreitar a relação com Ele, fortalecer a nossa fé naquele que é o «pão da vida», que sacia nosso desejo de verdade e amor.
(486)   23.08.2012 Cucujães

Comentários

Mensagens populares